fbpx
Pesquisar
Logótipo AVP Associação Vegetariana Portuguesa

Volkswagen Substitui Carne por Opções Vegan nas suas Cantinas e gera Polémica

Desde o passado dia 10 de agosto, dia em que Volkswagen (VW) anunciou retirar o prato popular currywurst* do menu da sua cantina em Wolfsburg, substituindo-o por opções vegan, que o tema tem sido calorosamente debatido nos meios de comunicação social alemães.

Partilha este artigo:

Desde o passado dia 10 de agosto, dia em que Volkswagen (VW) anunciou retirar o prato popular currywurst* do menu da sua cantina em Wolfsburg, substituindo-o por opções de origem vegetal (vegan), que o tema tem sido calorosamente debatido nos meios de comunicação social alemães. Até o ex-Chanceler Federal e membro do Conselho Fiscal da VW, Gerhard Schröder, interveio na discussão.

Em resposta à inquirição da Revista Vegconomist, a Volkswagen informou que somente o restaurante da sede da empresa se encontra afectado pelo anúncio, apesar da VW manter mais cerca de 30 locais de restauração na cidade de Wolfsburg. No restaurante da empresa, a oferta de selecção de comida vegan e vegetariana será largamente expandida nas próximas semanas.

No futuro, serão oferecidas opções de vegetais, caril ou pratos de massa – todos vegetarianos ou vegan – entre outros. A única excepção é que, por vezes, o menu também incluirá algumas opções de peixe. A equipa de Gastronomia e Restauração, da Fábrica de Serviços da Volkswagen, desenvolveu cerca de 150 novas receitas para o efeito e desde as  férias de Verão que a VW pretende manter a oferta desta forma.

Uma razão para esta mudança no menu é que muitos colaboradores mostraram interesse em que houvesse  alternativas vegetarianas ou vegan à disposição. A Fábrica de Serviços já tinha testado, com sucesso, este conceito nas instalações  da Volkswagen em Hanôver, onde terá sido muito bem recebido.

der-neue-ID.-ROOMZZ-von-Volkswagen

O novo ID. ROOMZZ da Volkswagen © Volkswagen

A decisão surge numa altura de maior enfoque na questão da sustentabilidade, uma vez que está provado que comer menos carne reduz a pegada de carbono.

Não obstante, os colaboradores que queiram continuar a consumir o currywurst, podem dirigir-se a um outro restaurante da VW,  a poucos metros de distância, no outro lado da rua. E também aqui se está a prestar alguma atenção aos níveis de e CO2, privilegiando-se a compra regional de carne. 

No futuro, refeições vegetarianas e vegan serão igualmente oferecidas nos inúmeros restaurantes que a empresa detém nas instalações em Wolfsburg.

Em resumo, este reajuste da Volkswagen significa uma expansão da oferta alimentar aos colaboradores, com o objetivo de responder às preferências individuais.

*Currywurst – é um prato típico de Berlim. É uma salsicha grelhada na chapa, coberta por um molho à base de ketchup e curry – por isso, “curry”. E “wurst”- é a palavra alemã para salsichas ou linguiças. 

Adaptado da página Vegconomist

Traduzido por Ana Luísa Pereira

Crédito Imagem: greenqueen.com.hk

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!