A Associação
Sobre a Associação Vegetariana Portuguesa
A Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover a alimentação de base vegetal, associando-a a um estilo de vida saudável, compassivo e ecologicamente responsável, que visa não só o próprio bem-estar da pessoa, como os direitos dos animais e a sustentabilidade do planeta, constituindo assim, uma solução transversal para várias problemáticas e desafios que enfrentamos hoje como sociedade.
Promovemos a alimentação de base vegetal e os direitos dos animais, bem como atitudes e esforços individuais que contribuam para a redução do sofrimento e morte de milhões de animais, para a mitigação do impacto da agropecuária sobre o ambiente, e para erradicação de doenças e promoção do bem-estar humano.
A AVP tem fundamentalmente um âmbito nacional, mas colabora também a nível internacional com organizações de outros países.
Princípios
Reducionismo
Promovemos uma mudança de estilo de alimentação, seja ela total ou gradual, encorajando qualquer alteração com impacto positivo no bem-estar humano, animal e ecológico.
Pragmatismo
Valorizamos a eficácia, optando por abordagens práticas que demonstrem resultados positivos, indo ao encontro da nossa missão.
Ética
Incentivamos sempre no sentido de uma evolução crescente em direcção a uma alimentação estritamente vegetariana, que considere a extensão de todas as problemáticas que endereçamos.
Rigor Cientifico
A nossa abordagem é pautada pelo conhecimento cientificamente validado e preferencialmente de base empírica, valorizando-se a fidedignidade e rigor dos dados.
A nossa abordagem
O que fazemos
A AVP desenvolve várias iniciativas, quer de cariz educativo, como estrutural, nomeadamente:
1. Procuramos informar a opinião pública sobre a indústria agropecuária e o seu impacto nos animais, no ambiente e na saúde, através de campanhas de educação e sensibilização.
2. Facilitamos a transição para uma alimentação de base vegetal através do desenvolvimento de iniciativas facilitem o processo e da criação de guias e ferramentas.
3. Influenciamos o processo legislativo através de lobby político, com o objectivo de tornar as opções vegetarianas mais acessíveis.
4. Exercemos influência no ambiente empresarial e industrial através de oportunidades de networking e consultoria no desenvolvimento de novos produtos.
5. Capacitamos através do desenvolvimento de iniciativas de formação destinadas a chefes de cozinha, fornecedores de refeições e ao público em geral.
Influenciar Políticas
Formação e consultoria
Educar para uma melhor alimentação
Facilitar a mudança
Órgãos sociais da AVP
Direcção
DIRECÇÃO
Nuno Alvim: Presidente
Joana Oliveira: Vice-Presidente
Luís Ferreira: Tesoureiro
Filipa Calisto: Vogal
Catarina Chavinha: Vogal
Mesa da Assembléia Geral
Joana Machado: Presidente
Daniel Souza: Vice-Presidente
Rafaela Honório: Secretária
Carolina Mesquita: Vogal
Márcia Gonçalves: Vogal
Ana Luísa: Vogal
Maria Júlia: Vogal
Sandra G. Silva: Vogal
Ricardo Morais-Pequeno: Vogal
Laurinda Simões: Vogal
Conselho Fiscal
Sofia Vieira: Presidente
Rita Vicente: Secretário(a)
Daniela Ferreira: Vogal
A Posição da AVP
A Associação Vegetariana Portuguesa recomenda uma alimentação de base vegetariana, isenta de quaisquer ingredientes de origem animal, por considerar que esta alcança de forma mais completa os benefícios para a saúde humana, a missão de reduzir o impacto sobre o bem-estar animal e humano, e a redução do impacto sobre os ecossistemas.
Não obstante, representa também todos aqueles que pratiquem outro regime de alimentação do tipo vegetariano e fornece apoio à transição gradual entre regimes de alimentação.
Estatutos da AVP
A Associação Vegetariana Portuguesa rege-se por Estatutos Associativos, os quais podem ser consultados abaixo.