A Associação

Acerca da Associação Vegetariana Portuguesa

Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) é uma organização sem fins lucrativos, cujo missão é promover a alimentação vegetariana como um estilo de vida saudável, compassivo e ecologicamente responsável, que visa não só o próprio bem-estar da pessoa, como o bem-estar dos animais e a sustentabilidade do planeta, constituindo assim, uma solução transversal para várias problemáticas e desafios que enfrentamos hoje como sociedade.

Promovemos o vegetarianismo e, por extensão, o veganismo como um estilo de vida, assim como quaisquer atitudes e esforços individuais que contribuam para a redução do sofrimento e morte de milhões de animais, para a mitigação do impacto da agropecuária sobre o ambiente, e para erradicação de doenças e promoção do bem-estar humano.

A AVP tem fundamentalmente um âmbito nacional, mas colabora também a nível internacional com organizações de outros países.

AVP | A Associação

Princípios

AVP | A Associação

Reducionismo

Promovemos uma mudança de estilo de alimentação, seja ela total ou gradual, encorajando qualquer alteração com impacto positivo no bem-estar humano, animal e ecológico.

AVP | A Associação

Pragmatismo

Valorizamos a eficácia, optando por abordagens práticas que demonstrem resultados positivos, indo ao encontro da nossa missão.

AVP | A Associação

Ética

Incentivamos sempre no sentido de uma evolução crescente em direcção a uma alimentação estritamente vegetariana, que considere a extensão de todas as problemáticas que endereçamos.

AVP | A Associação

Rigor Cientifico

A nossa abordagem é pautada pelo conhecimento cientificamente validado e preferencialmente de base empírica, valorizando-se a fidedignidade e rigor dos dados.

A nossa abordagem

O que fazemos

A AVP desenvolve várias iniciativas, quer de cariz educativo, como estrutural, nomeadamente:

1. Procuramos informar a opinião pública sobre a indústria agropecuária e o seu impacto nos animais, no ambiente e na saúde, através de campanhas de educação e sensibilização.
2. Facilitamos a transição para uma alimentação de base vegetal através do desenvolvimento de iniciativas facilitem o processo e da criação de guias e ferramentas.
3. Influenciamos o processo legislativo através de lobby político, com o objectivo de tornar as opções vegetarianas mais acessíveis.
4. Exercemos influência no ambiente empresarial e industrial através de oportunidades de networking e consultoria no desenvolvimento de novos produtos.
5. Capacitamos através do desenvolvimento de iniciativas de formação destinadas a chefes de cozinha, fornecedores de refeições e ao público em geral.

Influenciar Políticas

Formação e consultoria

Educar para uma melhor alimentação

Facilitar a mudança

Órgãos sociais da AVP

Direcção

Presidente: Nuno Alvim

Vice-presidente: Ricardo Morais-Pequeno

Tesoureiro: Luís Ferreira

Nutricionista: Darchite Kantelal

Mesa da Assembléia Geral

Presidente: Sónia Zacarias

Vice-presidente: Filipa Calisto

Secretário: Luís Valdez

Conselho Fiscal

Presidente: Jorge Ribeiro

Vice-presidente: Rita Vicente

Relator: Sofia Vieira

AVP | A Associação
AVP | A Associação

A Posição da AVP

A Associação Vegetariana Portuguesa recomenda uma alimentação de base vegetariana, isenta de quaisquer ingredientes de origem animal, por considerar que esta alcança de forma mais completa os benefícios para a saúde humana, a missão de reduzir o impacto sobre o bem-estar animal e humano, e a redução do impacto sobre os ecossistemas.

Não obstante, representa também todos aqueles que pratiquem outro regime de alimentação do tipo vegetariano e fornece apoio à transição gradual entre regimes de alimentação.

Estatutos da AVP

A Associação Vegetariana Portuguesa rege-se por Estatutos Associativos, os quais podem ser consultados abaixo.l