Departamento de Saúde e Nutrição
Um novo departamento da Associação Vegetariana Portuguesa focado na partilha de informação fundamentada sobre nutrição vegetariana.
Nuno Alvim
Direção e Gestão de Projetos
Acredito apaixonadamente que uma alimentação de base vegetal é, para além de indispensável a se evitar o sofrimento desnecessário dos animais, também fundamental para a sustentabilidade dos ecossistemas. O meu envolvimento com a AVP iniciou-se em 2015, quando arranquei uma petição que acabou por levar à aprovação da lei da opção vegetariana nas cantinas públicas. Desde então estou envolvido ativamente em trabalho de lobbying e sensibilização. O que mais motiva, pessoalmente, é a redução do sofrimento de todas as formas de vida.
Verdura preferida
Verdura preferida
Joana Oliveira
Gestão e Coordenação de Campanhas
Após e durante o meu percurso académico, nas áreas de Economia e Gestão, fui seguindo caminhos profissionais desafiantes. Tive a oportunidade de colaborar com projetos e organizações que me enriqueceram, permitindo-me a obtenção de inúmeras competências e aptidões. No entanto, a cada dia que passava, me sentia mais sensibilizada perante o que ocorria diariamente no mundo. Sabia o quão era urgente a nossa mudança de hábitos, a importância de passarmos a ser justos e éticos em prol dos animais, e de salvaguardarmos o planeta.
Catarina Chavinha
Comunicação e Redes Sociais
Nasci em 1994 e cresci em Vieira de Leiria, no distrito de Leiria. Sou formada em Marketing. Aos 20 anos decidi adotar uma alimentação mais compassiva e em 2021 juntei-me à AVP para ajudar esta causa a chegar a cada vez mais pessoas. Acredito verdadeiramente que esta é a posição mais saudável, sustentável e altruísta que podemos tomar na vida, e vou sempre esperar pelo dia em que todos tomam consciência do quão simples é valorizar a vida do outro, seja ele humano ou não.
Verdura preferida
Verdura preferida
Mónica Milheiro
Ilustração & Design
Sou a Mónica, tenho 21 anos e sou licenciada em Design Multimédia. Tomei interesse neste estilo de vida há uns anos atrás quando reflecti sobre as minhas acções e consumos e como isso reflectia no mundo à minha volta. Estou muito agradecida de fazer parte desta associação e feliz de criar conteúdo que incentive reflexão.
Ivo Araújo
Certificação V-Label
Nasci em 1983, no distrito de Lisboa e sempre me revi com o resto de toda a natureza à minha volta. As memórias que tenho da minha infância e adolescência envolvem sempre os animais que a minha família, inevitavelmente, fazia questão de acolher. Almejando eu a minoração do sofrimento, vejo o veganismo como um dos meios de chegar a esse fim e, como tal, revejo-me na plenitude com a mensagem que a Associação Vegetariana Portuguesa intenta transmitir.
Verdura preferida
Verdura preferida
Irina Maia
Certificação V-Label
Nasci em Lisboa em 1980 e comecei cedo a preocupar-me com questões ambientais e com a causa animal. Enquanto adolescente fui uma ambientalista dedicada e facilmente percebi a importância de aderir ao vegetarianismo (e lentamente ao veganismo) como mais uma forma de ser coerente com os meus princípios de respeito pelo ambiente e pelos animais. É extremamente gratificante poder fazer parte de algo que em tudo é coerente com o meu modo de estar na vida e que potencialmente ajuda outros também neste caminho.
Cristina Granjo
Certificação V-Label
Nasci em 1984 em Miranda do Douro e vivo no Porto desde os meus 17 anos. Formei-me em microbiologia e todo o meu percurso profissional foi na área da segurança e qualidade alimentar. Apesar de crescer num meio onde os animais são a fonte privilegiada de alimentação, desde cedo que tentei fugir da mesma e perceber quais alternativas poderia adotar. Sou apaixonada por animais e pelo seu bem-estar. Juntei-me à AVP para partilhar o meu conhecimento em prol do bem-estar animal e aprender com as empresas parceiras e colegas que partilham os mesmos ideais.
Verdura preferida
Eva Gonçalves
GESTORA DE MARKETING DA V-LABEL
Vivo em Vila das Aves e sou licenciada em Ciências da Comunicação: Publicidade e Relações Públicas. A minha intolerância à carne juntou-se ao conhecimento dos malefícios de produtos de origem animal e, consequentemente, adotei uma dieta mais sustentável. Acredito que a estratégia aliada à criatividade pode criar uma forte consciencialização no público. É isso que pretendo: promover um mundo mais sensibilizado e empático perante o planeta e os animais, tornando-o vegano.
Verdura preferida
Verdura preferida
Inês Sousa
GESTORA DE SÓCIOS E PARCERIAS
Aos 14 anos virei vegetariana, movida pelo interesse no meio ambiente e direitos dos animais. Estudei marketing, com especial atenção no marketing não lucrativo e comunicação. Tenho um forte entusiasmo por causas sociais e ambientais. Estou determinada a usar o meu conhecimento para promover mudanças positivas no mundo através da sensibilização e ação.
Verdura preferida
Carolina Mesquita
Projeto Prato Sustentável
Sou gestora de projetos e sou motivada pelo triplo impacto positivo da alimentação vegetariana, com primazia para o a vertente ética do bem-estar animal. Juntei-me à AVP em 2020, com o projecto Proteína Verde, e posteriormente ao projeto Prato Sustentável. Tenho um Mestrado de Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade do ISCTE-IUL. Sou também Licenciada em Administração e Gestão de Empresas na Católica-Lisbon. Escrevi um livro (As Matriarcas) sobre idosas nas aldeias portuguesas, fui co-fundadora da Associação Sustainable Food Days e gosto de correr em Monsanto.
Ariadne Trindade
ASSISTENTE PROJECTO PRATO SUSTENTÁVEL
Nasci junto ao mar do litoral de São Paulo e cresci nas montanhas de Minas Gerais. Mas meu lar é Portugal desde 2013. Sou comunicadora e gestora de projetos desde 2009, pós-graduada em Empreendedorismo e Estudos da Cultura pelo ISCTE-IUL e licenciada em Produção Cultural pela UFF. Sempre fui uma apaixonada pelas áreas da cultura, ambiente e comunicação, e tentei, sempre que possível, conjugar em minha vida pessoal e profissional os meus interesses em prol de um impacto mais positivo na sociedade e no planeta. Sou uma das cofundadoras do Instituto Lixo Zero Portugal. Juntei-me à AVP em 2023, com o projeto Prato Sustentável. Acredito que uma alimentação consciente pode mudar o mundo.
Verdura preferida
Verdura preferida
Luísa Guedes
Projeto Prato Sustentável
Nasci em 1996 em Mesão Frio. Estive sempre ligada a causas ambientais no secundário mas foi quando fui para Lisboa estudar que me envolvi mais com a causa animal e me tornei vegana. Depois de terminar a licenciatura em Tecnologias da Música, o meu percurso profissional foi variado mas a luta por um mundo mais ético e sustentável foi uma constante. É um orgulho e um desafio juntar-me à brilhante equipa da AVP!
Joana Machado
Projeto Abrir de Asas
Nasci no Porto e sempre vivi na cidade. Estudei Educação Social porque acreditava que podia contribuir para mudar a vida de pessoas que precisassem de apoio. Com o passar dos anos, comecei a aperceber-me que os animais são outras vítimas silenciosas das injustiças no mundo e decidi que ia contribuir para lhes dar voz, juntando-me a associações de proteção animal e ajudando no que fosse necessário. Sabia que o amor que me transmitem o meu cão e os meus 9 gatos não poderia ser exclusivo da espécie. Juntar-me à AVP é mais um contributo e uma promessa de continuar a ser a voz dos que mais precisam.
Verdura preferida
Ana Luísa
Criadora de Conteúdos
Nasci em Luanda, no último dia de 1973. Sou doutorada em Sociologia do Desporto e fui docente e investigadora na Universidade do Porto durante 13 anos. Entretanto, as vidas que tenho vivido, as pessoas que têm ficado em mim, as viagens que fui realizando e as memórias que se vão criando ajudam-me a compreender a importância de contribuir para um mundo mais justo para todos os seres vivos. Esta é uma das razões que me motivam a aprender a viver de forma mais sustentável e respeitando todos os seres sencientes, sendo a alimentação vegetariana / vegan um dos aspetos fundamentais nesse processo. Colaborar com a AVP é outro modo de fazer parte da transformação necessária e urgente.
Verdura preferida
Rita Araújo
Gestora de Eventos
Verdura preferida
Jean Oliveira
Gestor de Loja Online
Visual designer, brasileiro e sempre curioso para perceber como cada coisa funciona.
Com boa parte da vida vivida muito próximos aos animais e natureza, percebi que precisaria fazer algo para contribuir com o bem-estar das vidas.
Sou um otimista sobre ao futuro e que acredita nos pequenos e grandes atos do agora para uma melhora significativa.
Sinto que fazer parte da equipa AVP é parte do caminho em que acredito.
Verdura preferida
Lucas Oliveira
Nutricionista Estagiário
Formado em engenharia no Brasil, área na qual trabalhei por 5 anos. No entanto, em 2018 me tornei vegano, e em 2019, iniciei o curso de Ciências da Nutrição na FCNAUP, no qual me licenciei em 2023. Tenho como propósito auxiliar as pessoas que querem seguir uma alimentação de base vegetal, de forma saudável, sustentável e baseada na melhor evidência científica disponível.
Verdura preferida
Sandra Gomes Silva
Nutricionista
Licenciada em ciências da nutrição e pós-graduada em nutrição vegetariana Autora do livro “O Vegetariano” e dos e-books “Diversificação alimentar para crianças vegetarianas” e “Como Evitar Défices Nutricionais Numa Dieta De Base Vegetal”. Coautora dos manuais editados pela Direção-Geral da Saúde sobre alimentação vegetariana.
Verdura preferida
Maria Júlia Rosa
Nutricionista
Maria Julia C. Rosa, nutricionista brasileira (IPA) CRN2 14630 e administradora de empresas (PUCRS), mestranda em metabolismo e nutrição humana (NMS-PT), pós-graduada em avaliação metabólica e nutricional e pós-graduada em nutrição e estética, professora de pós-graduação (Plenitude), colaboradora da AVP e da SVB, e fundadora do Vê – Empório e Restaurante Vegano em Porto Alegre.
Verdura preferida
Cátia Pinheiro
Aluna de Doutoramento em Metabolismo da FMUP
Cátia Pinheiro (27/8/1996) concluiu a Licenciatura em Ciências da Nutrição em 2019 e no mesmo ano, foi aceite no Programa Doutoral em Metabolismo – Clínica e Experimentação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É primeira autora de dois artigos científicos, um publicado no British Journal of Nutrition e outro no Porto Biomedical Journal, e é co-autora de vários outros artigos. Para além de ter apresentado dois pósteres em congressos nacionais e um num congresso internacional, é doutoranda e investigadora do grupo ProNutri – Clinical Nutrition & Disease Programming no CINTESIS (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde) e o seu trabalho foca-se nos impactos metabólicos e na saúde, de dietas sustentáveis.
Verdura preferida
Verdura preferida
Márcia Gonçalves
Nutricionista
Licenciada em Ciências da Nutrição pela FCNAUP, e Mestre em Tecnologia e Ciência Alimentar. Exerce a sua atividade em nutrição clínica nos Serviços de Ação Social da U. do Porto e, em contexto particular. Formadora na área da alimentação vegetariana na FCNAUP, e na Academia Clínica Espregueira. Consultora na área de desenvolvimento de novos produtos alimentares.
Verdura preferida
Rafaela Honório
Nutricionista
Nutricionista, pós-graduada em Nutrição Desportiva pela Universidade Lusófona de Lisboa e mestre em Exercício e Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Motivada pela simbiose entre nutrição sustentável e exercício físico, em 2021 desenvolveu um projeto denominado GreenDate. O projeto visa promover a prática de atividade física, otimizar o rendimento desportivo e, concomitantemente, consciencializar para a uma alimentação saudável mais amiga do ambiente. Integra a Associação Vegetariana Portuguesa desde 2019, contribuindo para a promoção da alimentação vegetariana.
Ana Isabel Monteiro
Nutricionista
Ana Isabel Monteiro é nutricionista, vegetariana, e autora da página Laranja-lima. Em 2022 lançou o seu primeiro livro “Vegetariano nas quatro estações”, ano em que também abraçou um novo desafio: ser mãe do Francisco. Desde então que também se tem dedicado à alimentação vegetariana nos mais pequenos.
Verdura preferida
Verdura preferida
Rita Teixeira
Nutricionista
Nutricionista pela Universidade do Porto com estágio curricular pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Pós-graduada em Avaliação Metabólica e Nutricional com Ênfase em Interpretação em Exames Laboratoriais pelo Centro de Estudos Dr. Eric Slywitch. Professora assistente no Curso Superior Técnico Profissional de Alimentação Saudável do Instituto Politécnico de Leiria. Membro da Associação Vegetariana Portuguesa e da Associação Portuguesa de Nutrição.