fbpx

Saúde e Bem-estar

Pesquisar
Nutricionistas Para Quem Segue Uma Alimentacao Vegetariana 1
alimentação vegetariana

Nutricionistas Para Quem Segue Uma Alimentação Vegetariana

Atualmente, existe muita informação sobre como ter uma alimentação vegetariana saudável. No entanto, este elevado volume de informação chega a ser confuso e, acima de tudo, é importante reconhecer que cada corpo é único, apresentando necessidades específicas. Assim, é sempre recomendável procurar a orientação de um nutricionista. Para facilitar-te a vida, elaboramos um artigo com sugestões de nutricionistas de norte a sul do país, prontos para auxiliar-te a adotar ou a manter uma alimentação vegetariana mais saudável.

Ler mais >>
Transição para uma alimentação vegetariana
alimentação

Transição para uma alimentação vegetariana

Acabamos de entrar num novo ano e talvez estejas a considerar adotar uma alimentação de base vegetal ou vegetariana. Seja por questões éticas, ambientais ou de saúde, muitas pessoas estão a mudar a forma como vêm os alimentos e se alimentam, e, se estás a ler este artigo, talvez isso esteja a acontecer contigo também.
De forma a tornar esta transição o mais fácil possível, reunimos neste artigo as respostas às dúvidas mais comuns e também algumas dicas que poderão ser úteis. Estas dicas não substituem o acompanhamento por um profissional de saúde.

Ler mais >>
proteinas vegetais incompletas mito
alimentação

Proteínas de origem vegetal são incompletas? Mito ou verdade?

A proteína desempenha um papel essencial no crescimento, na manutenção e nas funções fisiológicas do corpo humano, sendo a principal componente funcional e estrutural de todas as células. Por isso, é essencial garantir uma ingestão proteica adequada por meio da alimentação. Mas, ao contrário do que muitos pensam, todos os alimentos de origem vegetal têm proteína. Na verdade, todos contêm os 9 aminoácidos essenciais. Por isso, utilizar o termo “proteína incompleta”, quando se pretende transmitir a ausência de algum aminoácido nas proteínas de origem vegetal, é incorreto. Neste artigo, exploramos as questões de quantidade e qualidade das proteínas.

Ler mais >>
Alimentos processados na alimentação vegetariana
alimentação

Alimentos processados na alimentação vegetariana

Há cada vez mais opções de alimentos processados aptos para veganos, no mercado. No entanto, ainda existe muita confusão a respeito deste tema. Neste artigo, vamos apresentar os sistemas de classificação e conceitos que envolvem os alimentos processados, e concluir sobre quais são as melhores opções no mercado e o que considerar ao escolher. 

Ler mais >>
Vitamina D a sua importancia e a realidade portuguesa
alimentação

Vitamina D: a sua Importância e a Realidade Portuguesa

A vitamina D, também chamada de calciferol, é ao mesmo tempo um nutriente que podemos ingerir e uma hormona que o nosso corpo produz para funcionar adequadamente. É uma vitamina lipossolúvel, logo precisa de gordura para ser absorvida e é armazenada no fígado e na gordura corporal.
Descobre, neste artigo, o porquê da sua importância e qual a realidade portuguesa em relação à sua ingestão.

Ler mais >>
Como manter uma alimentação baixa em sódio
alimentação

Como manter uma alimentação baixa em sódio

A dieta vegetariana, quando composta por alimentos de elevada densidade nutricional como hortícolas, frutas, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas e sementes, poderá ser utilizada na prevenção de doenças crónicas, incluindo a hipertensão arterial. [1]

Neste artigo, focamo-nos em estratégias práticas para reduzir a ingestão de sódio a partir da dieta, começando pelo momento de compra e escolha dos alimentos, até à preparação culinária.

Ler mais >>
Desmistificar a soja
alimentação

Desmistificar a soja

A soja é um alimento amplamente consumido. No entanto, há muitos mitos e desinformações em torno desse alimento versátil. Mas o que é realmente verdade sobre a soja? Neste artigo, vamos desmistificar alguns dos equívocos mais comuns sobre a soja e fornecer informações precisas e baseadas em evidências para ajudar-te a tomar decisões alimentares informadas.

Ler mais >>
estrategias absorçao nutrientes origem vegetal
alimentação

Estratégias para Melhorar a Absorção de Nutrientes de Alimentos de Origem Vegetal

Nas últimas décadas, o número de indivíduos com padrões alimentares de base vegetal tem vindo a aumentar exponencialmente em todo o mundo, o que tem levado grupos de investigadores a focar os seus trabalhos no estudo dos impactos para a saúde da adoção destes padrões alimentares, comparando-os com os de uma dieta que inclui ingredientes de origem animal. 

Neste artigo iremos abordar os nutrientes que, nos padrões alimentares vegetarianos, merecem especial atenção e quais as técnicas ou substâncias (e as respetivas fontes alimentares) que podem potenciar ou inibir a absorção desses nutrientes.

Ler mais >>

Contacta-nos

Aluguer de cozinha para a realização de workshop/showcooking (no espaço Sede da AVP)

Consulta as condições na nossa Tabela de Valores.

Anuncia connosco!

Fala connosco para saber como é que a nossa equipa te poderá ajudar a atingir os teus objetivos. Estamos disponíveis através do formulário de contacto abaixo ou do e-mail info@avp.org.pt.

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!