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Ferro na Alimentação Vegetariana

O ferro é essencial para funções biológicas cruciais, como transporte de oxigênio e metabolismo energético. O ferro na dieta pode ser heme (origem animal, com alta biodisponibilidade) ou não-heme (origem vegetal, com menor biodisponibilidade).
Os vegetarianos devem focar-se em fontes vegetais ricas em ferro, como leguminosas e cereais, e aumentar a absorção combinando com alimentos ricos vitamina C.
Estratégias adicionais incluem evitar consumir bebidas muito ricas em polifenóis, como o café e o chá verde, durante as refeições e considerar suplementação quando necessário.
A deficiência de ferro (DF) é comum, especialmente aquando da perda excessiva de sangue (menstruação, sangramentos gastrointestinais e/ou elevada frequência de doação de sangue), da ingestão insuficiente ou absorção inadequada de ferro na alimentação, podendo também se verificar em situações de necessidade elevada de ferro que ocorrem durante a gravidez ou durante períodos de crescimento rápido e crises inflamatórias.

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Nutricionistas Para Quem Segue Uma Alimentacao Vegetariana 1
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Nutricionistas Para Quem Segue Uma Alimentação Vegetariana

Atualmente, existe muita informação sobre como ter uma alimentação vegetariana saudável. No entanto, este elevado volume de informação chega a ser confuso e, acima de tudo, é importante reconhecer que cada corpo é único, apresentando necessidades específicas. Assim, é sempre recomendável procurar a orientação de um nutricionista. Para facilitar-te a vida, elaboramos um artigo com sugestões de nutricionistas de norte a sul do país, prontos para auxiliar-te a adotar ou a manter uma alimentação vegetariana mais saudável.

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Transição para uma alimentação vegetariana
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Transição para uma alimentação vegetariana

Acabamos de entrar num novo ano e talvez estejas a considerar adotar uma alimentação de base vegetal ou vegetariana. Seja por questões éticas, ambientais ou de saúde, muitas pessoas estão a mudar a forma como vêm os alimentos e se alimentam, e, se estás a ler este artigo, talvez isso esteja a acontecer contigo também.
De forma a tornar esta transição o mais fácil possível, reunimos neste artigo as respostas às dúvidas mais comuns e também algumas dicas que poderão ser úteis. Estas dicas não substituem o acompanhamento por um profissional de saúde.

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Proteínas de origem vegetal são incompletas? Mito ou verdade?

A proteína desempenha um papel essencial no crescimento, na manutenção e nas funções fisiológicas do corpo humano, sendo a principal componente funcional e estrutural de todas as células. Por isso, é essencial garantir uma ingestão proteica adequada por meio da alimentação. Mas, ao contrário do que muitos pensam, todos os alimentos de origem vegetal têm proteína. Na verdade, todos contêm os 9 aminoácidos essenciais. Por isso, utilizar o termo “proteína incompleta”, quando se pretende transmitir a ausência de algum aminoácido nas proteínas de origem vegetal, é incorreto. Neste artigo, exploramos as questões de quantidade e qualidade das proteínas.

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Alimentos processados na alimentação vegetariana
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Alimentos processados na alimentação vegetariana

Há cada vez mais opções de alimentos processados aptos para veganos, no mercado. No entanto, ainda existe muita confusão a respeito deste tema. Neste artigo, vamos apresentar os sistemas de classificação e conceitos que envolvem os alimentos processados, e concluir sobre quais são as melhores opções no mercado e o que considerar ao escolher. 

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Vitamina D a sua importancia e a realidade portuguesa
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Vitamina D: a sua Importância e a Realidade Portuguesa

A vitamina D, também chamada de calciferol, é ao mesmo tempo um nutriente que podemos ingerir e uma hormona que o nosso corpo produz para funcionar adequadamente. É uma vitamina lipossolúvel, logo precisa de gordura para ser absorvida e é armazenada no fígado e na gordura corporal.
Descobre, neste artigo, o porquê da sua importância e qual a realidade portuguesa em relação à sua ingestão.

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Como manter uma alimentação baixa em sódio
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Como manter uma alimentação baixa em sódio

A dieta vegetariana, quando composta por alimentos de elevada densidade nutricional como hortícolas, frutas, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas e sementes, poderá ser utilizada na prevenção de doenças crónicas, incluindo a hipertensão arterial. [1]

Neste artigo, focamo-nos em estratégias práticas para reduzir a ingestão de sódio a partir da dieta, começando pelo momento de compra e escolha dos alimentos, até à preparação culinária.

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Desmistificar a soja
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Desmistificar a soja

A soja é um alimento amplamente consumido. No entanto, há muitos mitos e desinformações em torno desse alimento versátil. Mas o que é realmente verdade sobre a soja? Neste artigo, vamos desmistificar alguns dos equívocos mais comuns sobre a soja e fornecer informações precisas e baseadas em evidências para ajudar-te a tomar decisões alimentares informadas.

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