fbpx

AVP lançou Ebook gratuito de Alimentação Vegetariana para Grávidas, Bebés e Crianças

Partilha este artigo:

Na data em que se celebra o Dia Mundial da Grávida, a 9 de setembro, a Associação Vegetariana Portuguesa dá a conhecer um novo projecto: um Ebook gratuito sobre alimentação vegetariana adaptada a grávidas, bebés e crianças, que procura servir de apoio a famílias e desmistificar este tema, com a autoria de Márcia Gonçalves, nutricionista, e design de Inês Figueiredo.

ebook gratuito alimentação vegetariana para grávidas, bebés e crianças

Nos últimos anos, o número de pessoas que adoptaram uma alimentação vegetariana tem vindo a aumentar e, de acordo com a Direcção-Geral de Saúde[1], esta é adequada a todas as fases do ciclo de vida humano. No entanto, ainda existem bastantes mitos em torno deste regime alimentar e uma franja da sociedade coloca em questão a possibilidade de uma mulher grávida, o seu bebé ou criança terem uma alimentação vegetariana, por se tratarem de grupos mais vulneráveis.

De facto tratam-se de fases do ciclo de vida que exigem um maior cuidado e planeamento nutricional, independentemente do regime alimentar seguido, pois quer a mulher grávida como o bebé e a criança apresentam necessidades nutricionais muito específicas, distintas das de um homem adulto ou mulher não grávida.

“A ideia de que o regime vegetariano não é adequado à gravidez ou infância pode estar assente em alguns mitos e também no facto de ser considerado como uma imposição. No entanto, a ideia de imposição é falaciosa, pois na verdade todas as famílias fazem escolhas alimentares pelos seus filhos, ou seja, todas os pais impõem a alimentação que consideram mais adequada aos seus filhos, o que não obsta a que seja importante esta seguir alguns princípios básicos da nutrição saudável. O essencial, como poderá dizer qualquer profissional de saúde qualificado, é que a escolha seja bem informada.”

Nuno Alvim, Presidente da Direcção da AVP

Com o objetivo de desmistificar e também informar, este livro digital, disponível online e de forma gratuita, tem toda a informação essencial sobre os princípios de uma alimentação vegetariana saudável adaptada à grávida, ao bebé e à criança. Inclui estratégias nutricionais, receitas, recomendações de leituras, sugestões de profissionais de saúde especializados, e muito mais. Contudo, e de acordo com os autores, não deve substituir nem dispensar o acompanhamento de um profissional de saúde especializado.


[1] https://nutrimento.pt/manuais-pnpas/linhas-de-orientacao-para-uma-alimentacao-vegetariana-saudavel/

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!