fbpx
Pesquisar
Logótipo AVP Associação Vegetariana Portuguesa

Notícias

Pesquisar
Alimentação a causa de pandemias e resistência a antibióticos
alimentação

Alimentação: uma causa de pandemias e resistência a antibióticos?

A produção intensiva de animais, impulsionada pela elevada procura por produtos de origem animal, apresenta graves riscos à saúde pública. Ambientes insalubres na criação de animais facilitam a proliferação e mutação de patógenos, gerando zoonoses e pandemias, como evidenciado por doenças como Ébola, HIV, Nipah e COVID-19.

Por sua vez, o uso rotineiro de antibióticos na pecuária contribui para a resistência antimicrobiana, uma ameaça crescente que causou 4,95 milhões de mortes em 2019. Ações urgentes são necessárias para mitigar esses riscos e prevenir futuras pandemias.

Ler mais >>
Carne A Pegada Insustentavel
alimentação

“Carne: a pegada insustentável”. Exibição do documentário português e mesa de debate, no Porto

“Carne: a pegada insustentável” é o primeiro documentário português a abordar a urgência de uma mudança nos padrões de alimentação da população mundial, privilegiando uma dieta de base vegetal. A Associação Vegetariana Portuguesa e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto juntaram-se para organizar uma sessão única de exibição do filme e mesa de debate com convidados especiais.

Ler mais >>
3 Paises que Promovem a Proteina Vegetal Inspiracao para Portugal
alimentação

3 Países que Promovem a Proteína Vegetal: Inspiração para Portugal

Nos últimos meses, alguns países têm dado passos inéditos em direção a sistemas alimentares mais sustentáveis, apostando na produção e consumo de proteínas de origem vegetal. Entre os exemplos notáveis, destacam-se Dinamarca, Coreia do Sul e Alemanha, que implementaram estratégias abrangentes para impulsionar a transição para dietas de base vegetal. Este movimento global reflete que existe alguma consciência sobre os impactos ambientais, económicos e de saúde associados à produção de alimentos de origem animal, mas também constitui um exemplo para que países como Portugal sigam o mesmo rumo.

Ler mais >>
Popularidade do Veganismo uma análise
alimentação

Popularidade do Veganismo: uma análise

De acordo com dados do Google Trends, em 2022, a popularidade do veganismo parece ter perdido alguma da significativa força que manifestou em 2021 e em 2020, em todo o mundo. As pesquisas sobre veganismo, no primeiro trimestre de 2022, mostraram um declínio em comparação com o primeiro trimestre de 2021 e com o primeiro trimestre de 2020, períodos que evidenciaram elevada procura online em torno do veganismo.

Ler mais >>
IVA Zero. Resposta da Associação Vegetariana Portuguesa
alimentação

IVA Zero: Resposta da Associação Vegetariana Portuguesa

No seguimento de ter sido anunciada, pelo Governo, uma nova medida que anula a taxa de IVA em 44 alimentos, que visam representar um “cabaz de bens essenciais”, a Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) emite agora o seu parecer sobre esta atuação. A anulação de IVA em certos produtos surge no âmbito de um novo pacote de apoios, como resposta à subida dos preços.

Ler mais >>
Nos Hospitais de Nova Iorque, a refeição padrão não tem ingredientes de origem animal
alimentação

Nos Hospitais de Nova Iorque, a refeição padrão não tem ingredientes de origem animal

A The Better Food Foundation [Fundação Melhor Alimentação] estabeleceu uma parceria com o departamento de saúde da cidade de Nova Iorque, e respetivos hospitais, e com a Presidência do Município da mesma cidade, com o objetivo de tornar o serviço de refeição padrão constituído apenas por ingredientes de base vegetal, nos 11 hospitais da cidade de Nova Iorque (NYC).

Ler mais >>

Contacta-nos

Aluguer de cozinha para a realização de workshop/showcooking (no espaço Sede da AVP)

Consulta as condições na nossa Tabela de Valores.

Anuncia connosco!

Fala connosco para saber como é que a nossa equipa te poderá ajudar a atingir os teus objetivos. Estamos disponíveis através do formulário de contacto abaixo ou do e-mail info@avp.org.pt.

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!