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Auchan à Frente na Oferta Vegan, mas Continente Surpreende com Diversidade de Produtos

A Associação Vegetariana Portuguesa apresentou os resultados da 2.ª edição do estudo RankingVeg, uma análise ao panorama dos produtos veganos no mercado alimentar português e que teve como orientação a metodologia internacional da organização alemã Albert Schweitzer Foundation.
Auchan à Frente na Oferta Vegan, mas Continente Surpreende com Diversidade de Produtos

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O Auchan destacou-se na avaliação global que, para além da variedade de produtos veganos, tem também em consideração as ações de marketing e a certificação vegana por entidades independentes. A cadeia francesa destacou-se na variedade de alternativas de base vegetal à carne, às carnes fumadas e ao peixe

No entanto, o Continente é o hipermercado que evidencia uma maior variedade de produtos veganos em mais categorias alimentares, nomeadamente nas alternativas de base vegetal aos laticínios e refeições veganas prontas a consumir (ou pré-confecionadas).

Por sua vez, o Pingo Doce é o retalhista que mais empenho tem demonstrado com estratégias de marketing que promovem os produtos veganos. Sendo que o Aldi e Lidl lideram na certificação vegana independente, reforçando o compromisso com transparência e autenticidade.

Comparativamente à primeira edição do estudo, em 2021, existe um aumento generalizado na variedade de produtos veganos disponíveis no mercado português.

“Sublinhamos a importância de os retalhistas apostarem na inovação de produtos veganos, lançando no mercado novas opções que, por vezes, só estão disponíveis em lojas especializadas, como certas alternativas vegetais ao queijo, patés e produtos à base de leguminosas.”, afirma Joana Oliveira, da direção da Associação Vegetariana Portuguesa e equipa por detrás do estudo.

RankingVeg Polos 1

Crescimento das Vendas de Produtos Veganos em Portugal

Observa-se um crescimento nas vendas de produtos veganos em Portugal, evidenciando a crescente preferência dos consumidores por alternativas de base vegetal. Entre 2020 e 2022, as vendas aumentaram 20%, atingindo um total de 64,7 milhões de euros, observando-se um aumento semanal de consumo de refeições de base vegetal, o que indica uma mudança gradual nos hábitos alimentares dos cidadãos em Portugal.

“A responsabilidade das políticas públicas em incentivar o desenvolvimento do setor do retalho alimentar vegano é fundamental para o avanço sustentável desta tendência de mercado.”, defende Joana Oliveira. 

Avaliação dos Retalhistas Veganos em Portugal

Segundo a Associação Vegetariana Portuguesa, o estudo RankingVeg visa perceber quais os retalhistas que, em Portugal, estão a dar uma maior resposta à crescente procura por produtos de base vegetal. O hipermercado Auchan liderou o ranking geral, seguido pelas lojas Continente e Continente Modelo. A análise por categorias revelou pontos fortes e áreas de melhoria para cada retalhista.

O Auchan, líder do ranking global, destacou-se nas seguintes categorias:

  • Alternativas de Base Vegetal à Carne, às Carnes Fumadas e ao Peixe
  • Alternativas Vegetais a Molhos, Patês e Cremes de Barrar

O Continente, embora tenha ficado em segundo lugar no ranking geral, destacou-se em mais categorias alimentares que o Auchan. Nomeadamente, nas seguintes:

  • Alternativas de Base Vegetal aos Laticínios
  • Alternativas Vegetais a Bolos, Doces e Snacks
  • Refeições Veganas Prontas a Consumir ou Pré-Confecionadas

O Aldi e o Lidl destacaram-se na certificação vegana independente, face a todas as outras cadeias de retalho alimentar, e o Pingo Doce liderou nas estratégias de marketing e comunicação em torno dos produtos veganos.

Recomendações e Oportunidades para o Setor

Com base nos resultados, foram formuladas recomendações para o setor de retalho alimentar em Portugal. Entre estas, a Associação Vegetariana Portuguesa destaca a necessidade de ampliar a certificação vegana independente (como Vegan Flower e V-Label), para aumentar a confiança dos consumidores, e de expandir a oferta em categorias com potencial de mercado.

Conforme se lê no relatório, “o setor de retalho em Portugal está a passar por uma fase transformadora.” Segundo os autores do estudo, “o desafio é capitalizar as oportunidades identificadas e responder de forma eficaz à procura de um público cada vez mais comprometido com escolhas alimentares éticas e sustentáveis”.

O relatório RankingVeg 2023 pode ser consultado aqui.

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