A cidade de Nova Iorque é conhecida pelo potencial turístico – a Estátua da Liberdade, símbolo dos EUA, o Central Park, a praça Time Square ou a ponte de Brooklyn são alguns dos motivos capazes de convencer uma pessoa a comprar um voo para New York City, cidade que conta até com a maior população dos Estados Unidos da América.
A par da vertente turística e boémia, Nova Iorque acolhe também a sede da Organização das Nações Unidas (ONU). É lá que está António Guterres, secretário-geral da organização desde 2017 e eleito recentemente para um novo mandato.
A Associação Vegetariana Portuguesa lançou uma nova Campanha Internacional desafiando António Guterres a adotar uma alimentação de base vegetal. Estes cinco restaurantes vegan em Nova Iorque serão, com certeza, uma ótima ajuda nesta mudança!
PS Kitchen
Com recurso a técnicas de culinária francesas e ingredientes de melhor qualidade, o PS Kitchen, na zona de Manhattan, promete uma experiência gastronómica memorável. Trata-se de um restaurante e bar, que serve comida 100% vegetariana. A par disto, tem ainda outra característica capaz de convencer o secretário-geral das Nações Unidas a experimentar uma boa refeição vegetariana. Destaca-se pela responsabilidade e compromisso social – todos os lucros do espaço revertem para instituições de caridade.
Morada: 246 W 48th St Nova Iorque, Estados Unidos 10036.
Le Botaniste
Fundado pelo chef belga Alain Coumont, o Le Botaniste trabalha com os alimentos como se de flores se tratassem: são provenientes de agricultura sustentável, orgânicos e sempre frescos. Tendo estas características como ponto de partida, o resultado só poderia ser bom. Uma salada de inspiração mediterrânea, chili sin carne ou a bowl Tibetan Mama (com arroz integral, folhas verdes, tofu e molho de coco, manteiga de amendoim e caril) são apenas alguns dos pratos do menu, que chegam à mesa com um empratamento que pede um registo fotográfico.
Morada: 833 Lexington Ave, New York City, New York, USA, 10065-7416
Avant Garden
Ao comando da cozinha do Avant Garden está o chef Tony Mongeluzzi, que se encarrega do desafio de transformar vegetais e outros alimentos de origem vegetal em pratos gourmet, vegan e contemporâneos. É o sítio certo para um jantar intimista.
Morada: 130 E 7th St Nova Iorque, Estados Unidos 10009
Beyond Sushi
Sushi sem peixe? É possível e esta tendência está cada vez mais presente nos restaurantes habituais da especialidade. Em Nova Iorque, o Beyond Sushi é um exemplo desta tendência: dedica-se a montar peças de sushi à base de legumes. Além dos combinados de peças bem coloridos, a ementa conta ainda com outros pratos de origem asiática em versão vegan como a sopa miso, os dumplings de cogumelos Shitake ou até pratos para partilhar como as “asas” de couve-flor, servidas com sweet chili ou sriracha buffalo.
Morada: 134 W 37th Street, New York NY 10018
Martys V Burgers
Sem tempo para uma refeição à mesa? O Martys V Burgers, especializado em hambúrgueres e outro tipo de fast food, é o sítio certo. Apesar do aspeto decadente dos pratos deste restaurante vegan, nenhum deles é feito com ingredientes de origem animal. Há burgers de assinatura, batatas fritas com queijo vegan e pimento assado, cachorros, mac & cheese – tudo feito à base de plantas e perfeito para comer com as mãos depois de um dia cansativo.
Morada: 134 E 27th St, New York, NY 10016
Esta é apenas uma pequena amostra de cinco restaurantes vegan em New York City. Por lá a oferta de restaurantes onde os ingredientes de origem animal ficam fora de portas é bastante considerável, sendo uma cidade vegan-friendly.
Assim, será fácil para António Guterres (e para todos os portugueses que estiverem por Nova Iorque) experimentarem uma alimentação de base vegetal. Na dúvida, aconselhamos descarregar aplicações móveis como a Happy Cow – são sempre uma grande ajuda para tomar decisões gastronómicas em viagens. Bom apetite!