fbpx

Como Cozinhar Pratos Vegetarianos Para Surpreender

Quando se muda de uma alimentação tradicional portuguesa rica em produtos de origem animal para uma dieta integralmente vegetariana (isto é, sem produtos de origem animal), é comum sentir-se um certo receio pela possível falta de variedade no prato. No entanto, já existem várias soluções criativas que podemos explorar e, neste artigo, vamos mostrar-te isso. 
Como Cozinhar Pratos Vegetarianos Para Surpreender

Partilha este artigo:

Reunimos uma lista com diferentes formas de confecionar alimentos que darão uma vida completamente distinta àquilo que, possivelmente, já consomes no dia-a-dia! Garantindo refeições que satisfazem tanto os princípios de uma alimentação ética e responsável quanto o paladar.

Sem mais demora, aqui ficam algumas técnicas de confeção criativas. Separamos as sugestões por alimentos, para facilitar a tua procura e conjugação no momento do empratamento.

Cogumelos – Um Alimento Que Se Transforma

Asinhas de Pleurotus 

Os cogumelos são super versáteis e podem traduzir-se num petisco delicioso.

Começa por preparar 2 pratos:

  • Um com farinha, sal, pimenta, orégãos, alho em pó, pimentão fumado e cominhos em pó.
  • Outro com bebida vegetal, farinha, um fio de vinagre e uma pitada de sal.

Primeiro, passa os cogumelos pleurotus na mistura seca. De seguida, passa-os na líquida e, por último, passa-os novamente na mistura seca. Para terminar, leva ao forno ou à airfryer até as asinhas estarem douradas e crocantes. Já está! Simples, rápido e saboroso.

Bifana de Portobello

Queres ir ao churrasco dos teus amigos mas não sabes o que vais comer? Só precisas de pão rústico e cogumelos portobello. É simples: 

1. Coloca estes grandes cogumelos numa frigideira em lume médio e deixa que a água saia toda. Para ajudar, aplica pressão com uma espátula ou algo com que possas calcar os cogumelos. 

2. Vai demorar uns 10 minutos até eles reduzirem o seu tamanho ao ponto de parecerem uma folha, não de papel, mas de cogumelo. 

3. Assim que estiverem bem espalmados, adiciona um fio de azeite, 1-2 colheres de sopa de molho de soja, e especiarias como pimentão doce fumado, cebolinho e alho em pó. 

4. Tira os cogumelos da frigideira, borrifa um pouco mais de azeite e coloca as fatias de pão alentejano para tostar um pouco, ganharem uma cor próxima do castanho e para absorverem o sabor da mistura dos cogumelos. 

Et voilà, aproveita este churrasco livre de ingredientes de origem animal. Observações: é melhor fazer a mais que todos vão querer provar!

Fruta – Não Há Desperdício

Refogado de Banana Desfiada

Para esta receita não vamos usar a parte da banana que costumamos comer, vamos usar a casca! 

1. Aproveita as cascas da banana que habitualmente deitarias fora: coloca-as numa tábua e separa as várias fatias das cascas. 

2. Com uma mão, segura numa extremidade da casca e, com outra, agarra numa colher e remove a parte mole da banana que fica agarrada à casca, num movimento de uma ponta à outra. 

3. Depois, usa um garfo para desfiar as cascas. Quando estiverem todas desfiadas, coloca numa tigela e tempera com uma colher de molho de soja, pimentão fumado, cominhos e alho em pó (podes colocar outras especiarias, se quiseres). 

4. Deixa marinar durante 10 minutos e, depois, passa para uma frigideira com uma borrifada de azeite. 

5. Mantém, na frigideira, 5 minutos e, de seguida, adiciona duas colheres de sopa de molho de tomate. 

6. Mexe durante 2 minutos e serve num pão ligeiramente torrado.

Prometemos que o sabor te vai surpreender. Depois desta nunca mais vais deitar a casca da banana fora!

Batatas e Pão – Muito Mais Do Que Acompanhamentos

Batata acordeão

As batatas podem ser um petisco divertido e estaladiço. Aqui fica uma sugestão.

1. Começa por cortar as batatas em fatias grossas. Utiliza uma tábua de cortar e posiciona 2 pauzinhos, um de cada lado da fatia de batata. 

2. Faz cortes até à profundidade que os pauzinhos permitirem (até quase ao fim, mas sem cortar completamente). 

3. Tempera com pimentão doce, cominhos, orégãos, alho em pó, sal e azeite.

4. Por fim, assa as batatas (no forno ou airfryer) até que estejam douradas e crocantes.

Um snack que vais querer repetir!

Screenshot 2024 04 08 at 08.22.44

Batata esmagada crocante

Mais sugestões para confeção surpreendente de batatas? Aqui fica mais uma.

1. Pré-aquece o forno ou airfryer. 

2. Cozinha as batatas em água fervente até que estejam macias e facilmente perfuráveis com um garfo.

3. Uma vez cozidas, retira as batatas da água e deixa-as arrefecer até que possam ser manuseadas confortavelmente.

4. Utilizando a palma da mão ou a base de um copo, pressiona suavemente cada batata até obter um fromato achatado, sem despedaçar completamente e formando um disco grosso. Tempera as batatas esmagadas com alho em pó, pimentão doce, orégãos, sal e azeite.

5. Assa no forno ou na airfryer, até que estejam douradas e com uma textura crocante.

Serve imediatamente, desfrutando da combinação perfeita de um exterior crocante com o interior macio da batata.

Screenshot 2024 04 08 at 08.23.30

Rolos Doces de Pão

Farto(a) de comer pão da mesma forma todos os dias? Aqui está uma ideia: fazer rolos doces. 

1. Achata duas fatias de pão de forma e barra manteiga de amendoim, numa camada uniforme. Enrola o pão como quem enrola um jornal, de forma apertada, e reserva.

2. Num prato de sopa, mistura: uma colher de sopa de farinha de grão de bico, uma colher de chá de extrato de baunilha, uma colher de chá de canela e 40 ml de bebida de soja.

3. Molha os rolos de pão nesta mistura e coloca numa frigideira, com um spray de azeite. Mantém até que fiquem dourados. Para finalizar, passa numa mistura de açúcar e canela e acompanha com banana cortada em fatias. 

A sobremesa ou aquele docinho que faltava ao teu dia.

Proteína Vegetal – Revoluciona Os Teus Pratos Com Leguminosas E Derivados

Soja Crocante 

A dica que se segue tanto serve para a soja texturizada como granulada. Em vez de recorrer ao comum processo de demolha e depois cozedura, procede da seguinte forma:

1. Coloca a soja diretamente do pacote para a frigideira, adiciona pimentão fumado, um fio de azeite e uma colher de sopa de molho de soja. 

2. Mistura tudo na frigideira, para não faltar sabor a nenhum grânulo, e deixa cozinhar durante 5 minutos.


E está pronto! Este complemento de proteína, por via da soja, vai adicionar  textura crocante ao teu prato. É uma ótima ideia para pratos de massa, por exemplo. Lembra-te: a soja é uma excelente fonte de proteína com baixo teor de gordura saturada.

Tofu Congelado

O tofu é um alimento conhecido por ter um sabor neutro, o que nem sempre agrada. Mas nós garantimos que o tofu pode ser um alimento saboroso para todos, se confecionado de determinadas maneiras! 

Seguem-se algumas dicas para dar mais sabor ao tofu:

1. Começa por congelar o tofu.

2. No dia seguinte (ou quando o fores comer, garantindo que fica pelo menos 2 horas a congelar), retira-o do congelador, corta-o em pedaços muito pequenos (em cubos ou tiras) e coloca estes pedaços numa taça.

3. Tempera (por exemplo, com sumo de limão, molho de soja, pimenta e alho em pó) e deixa marinar antes de o levar ao fogo durante, pelo menos, 30 minutos (seja para usar num salteado, ou para confecionar no forno ou na airfryer).

Vais ver que o teu tofu vai absorver ainda mais sabor e vai ganhar uma textura diferente. Já colocaste o teu tofu no congelador?

Grão de Bico Crocante

Este petisco já não é novidade, mas não deixa de ser um ótimo aliado para dar uma textura diferente a saladas, sandes, pratos variados, ou até mesmo um snack prático para levar para qualquer lado (escola, trabalho, praia, casa de amigos, etc.).

É simples: 

1. Tempera o grão-de-bico cozido com azeite e as tuas especiarias de eleição, como cúrcuma, pimenta e alecrim. 

2. Depois, leva ao forno ou à airfryer até que fiquem dourados e com aquela crocância que todos adoram.

Dica extra: não te esqueças de guardar a aquafaba (a água de cozedura do grão ou a que vem no enlatado)! Este líquido é um ótimo substituto do ovo. Usa-o nas tuas receitas de pequeno-almoço como panquecas, bolos da caneca ou até naquela maionese caseira e mousse de chocolate. Nada se desperdiça.

Faz as Tuas Próprias Inovações

Para além de experimentares estes twists culinários que acabaste de ler, desafiamos-te também a criares as tuas próprias inovações na cozinha! Mas não tens que pensar do zero, recorre às seguintes instruções:

O teu prato deve ter esta composição:

Imagem do iOS 11 1
  1. 50% são Hortícolas/Legumes (fontes de fibra, vitaminas e minerais); 
  2. 25% são Cereais e Tubérculos (fontes de hidratos de carbono);
  3. 25% são Leguminosas (fontes de proteína).

Escolhe a tua combinação de alimentos com a ajuda destas sugestões:

Hortícolas e legumes – espinafres, alface (romana, iceberg), rúcula, couve (lombardo, coração de boi, kale, de Bruxelas, pak choi), acelga, agrião, brócolos, couve-flor, repolho (verde, roxo), tomate, pepino, curgete, beringela, pimentões (verde, vermelho, amarelo, laranja), cenoura, beterraba, nabo, rabanete, pastinaca, cebola, chalota, alho, alho-francês, cebolinha, canónigos, espargos, vagens (feijão-verde), milho (grão ou maçaroca), aipo, cogumelos (castanho, champignon de Paris, shiitake, portobello, pleurotus, porcini, enyngui), brotos (de alfafa, de soja, de feijão mungo, de brócolos).

Cereais e tubérculos – arroz (integral), quinoa, bulgur, aveia (pode ser usada em pratos salgados), cuscuz integral, massas (integrais), pão (integral), batata comum, batata doce, mandioca, inhame, tortilhas/wraps, cevada, farro, trigo sarraceno, amaranto.

Leguminosas – feijão (preto, pinto, branco, encarnado, frade, manteiga, etc), grão-de-bico, lentilhas (vermelhas, verdes, castanhas), ervilhas, soja (texturizada ou em nacos) tofu, tempeh, edamame, natto, miso, seitan, favas, produtos de mercado (há tantos, desde hambúrgueres e nuggets a salsichas e pizzas).

Agora escolhe o tempero!

Para além do azeite e sal, experimenta adicionar o seguinte:

  • especiarias – pimentão doce, pimentão doce fumado, cominhos, curcuma/açafrão, cardamomo, anis, nutmeg, canela (moída ou em paus), caril, pimenta (branca, preta), noz moscada, gengibre em pó, cravo da Índia, sementes de mostarda, piripiri
  • ervas aromáticas – coentro, salsa, alecrim, manjericão, tomilho, orégão, hortelã, louro, cebolinha, anis estrelado, cravinho, erva doce, estragão, endro.

De seguida, escolhe o método de confeção ideal e que vai fazer a diferença!

Cru, cozido, cozido a vapor, assado, salteado, estufado/guisado, fermentado, grelhado, frito, em caldeirada, no microondas – ou a tua própria invenção?

Partilha connosco as tuas criações!

Através do grupo de sócios no Whatsapp (exclusivo para Sócios AVP, podes aderir à Comunidade aqui) ou partilha nos stories do Instagram e identifica-nos: @associacaovegportuguesa!

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!