Reunimos uma lista com diferentes formas de confecionar alimentos que darão uma vida completamente distinta àquilo que, possivelmente, já consomes no dia-a-dia! Garantindo refeições que satisfazem tanto os princípios de uma alimentação ética e responsável quanto o paladar.
Sem mais demora, aqui ficam algumas técnicas de confeção criativas. Separamos as sugestões por alimentos, para facilitar a tua procura e conjugação no momento do empratamento.
Cogumelos – Um Alimento Que Se Transforma
Asinhas de Pleurotus
Os cogumelos são super versáteis e podem traduzir-se num petisco delicioso.
Começa por preparar 2 pratos:
- Um com farinha, sal, pimenta, orégãos, alho em pó, pimentão fumado e cominhos em pó.
- Outro com bebida vegetal, farinha, um fio de vinagre e uma pitada de sal.
Primeiro, passa os cogumelos pleurotus na mistura seca. De seguida, passa-os na líquida e, por último, passa-os novamente na mistura seca. Para terminar, leva ao forno ou à airfryer até as asinhas estarem douradas e crocantes. Já está! Simples, rápido e saboroso.
Bifana de Portobello
Queres ir ao churrasco dos teus amigos mas não sabes o que vais comer? Só precisas de pão rústico e cogumelos portobello. É simples:
1. Coloca estes grandes cogumelos numa frigideira em lume médio e deixa que a água saia toda. Para ajudar, aplica pressão com uma espátula ou algo com que possas calcar os cogumelos.
2. Vai demorar uns 10 minutos até eles reduzirem o seu tamanho ao ponto de parecerem uma folha, não de papel, mas de cogumelo.
3. Assim que estiverem bem espalmados, adiciona um fio de azeite, 1-2 colheres de sopa de molho de soja, e especiarias como pimentão doce fumado, cebolinho e alho em pó.
4. Tira os cogumelos da frigideira, borrifa um pouco mais de azeite e coloca as fatias de pão alentejano para tostar um pouco, ganharem uma cor próxima do castanho e para absorverem o sabor da mistura dos cogumelos.
Et voilà, aproveita este churrasco livre de ingredientes de origem animal. Observações: é melhor fazer a mais que todos vão querer provar!
Fruta – Não Há Desperdício
Refogado de Banana Desfiada
Para esta receita não vamos usar a parte da banana que costumamos comer, vamos usar a casca!
1. Aproveita as cascas da banana que habitualmente deitarias fora: coloca-as numa tábua e separa as várias fatias das cascas.
2. Com uma mão, segura numa extremidade da casca e, com outra, agarra numa colher e remove a parte mole da banana que fica agarrada à casca, num movimento de uma ponta à outra.
3. Depois, usa um garfo para desfiar as cascas. Quando estiverem todas desfiadas, coloca numa tigela e tempera com uma colher de molho de soja, pimentão fumado, cominhos e alho em pó (podes colocar outras especiarias, se quiseres).
4. Deixa marinar durante 10 minutos e, depois, passa para uma frigideira com uma borrifada de azeite.
5. Mantém, na frigideira, 5 minutos e, de seguida, adiciona duas colheres de sopa de molho de tomate.
6. Mexe durante 2 minutos e serve num pão ligeiramente torrado.
Prometemos que o sabor te vai surpreender. Depois desta nunca mais vais deitar a casca da banana fora!
Batatas e Pão – Muito Mais Do Que Acompanhamentos
Batata acordeão
As batatas podem ser um petisco divertido e estaladiço. Aqui fica uma sugestão.
1. Começa por cortar as batatas em fatias grossas. Utiliza uma tábua de cortar e posiciona 2 pauzinhos, um de cada lado da fatia de batata.
2. Faz cortes até à profundidade que os pauzinhos permitirem (até quase ao fim, mas sem cortar completamente).
3. Tempera com pimentão doce, cominhos, orégãos, alho em pó, sal e azeite.
4. Por fim, assa as batatas (no forno ou airfryer) até que estejam douradas e crocantes.
Um snack que vais querer repetir!
Batata esmagada crocante
Mais sugestões para confeção surpreendente de batatas? Aqui fica mais uma.
1. Pré-aquece o forno ou airfryer.
2. Cozinha as batatas em água fervente até que estejam macias e facilmente perfuráveis com um garfo.
3. Uma vez cozidas, retira as batatas da água e deixa-as arrefecer até que possam ser manuseadas confortavelmente.
4. Utilizando a palma da mão ou a base de um copo, pressiona suavemente cada batata até obter um fromato achatado, sem despedaçar completamente e formando um disco grosso. Tempera as batatas esmagadas com alho em pó, pimentão doce, orégãos, sal e azeite.
5. Assa no forno ou na airfryer, até que estejam douradas e com uma textura crocante.
Serve imediatamente, desfrutando da combinação perfeita de um exterior crocante com o interior macio da batata.
Rolos Doces de Pão
Farto(a) de comer pão da mesma forma todos os dias? Aqui está uma ideia: fazer rolos doces.
1. Achata duas fatias de pão de forma e barra manteiga de amendoim, numa camada uniforme. Enrola o pão como quem enrola um jornal, de forma apertada, e reserva.
2. Num prato de sopa, mistura: uma colher de sopa de farinha de grão de bico, uma colher de chá de extrato de baunilha, uma colher de chá de canela e 40 ml de bebida de soja.
3. Molha os rolos de pão nesta mistura e coloca numa frigideira, com um spray de azeite. Mantém até que fiquem dourados. Para finalizar, passa numa mistura de açúcar e canela e acompanha com banana cortada em fatias.
A sobremesa ou aquele docinho que faltava ao teu dia.
Proteína Vegetal – Revoluciona Os Teus Pratos Com Leguminosas E Derivados
Soja Crocante
A dica que se segue tanto serve para a soja texturizada como granulada. Em vez de recorrer ao comum processo de demolha e depois cozedura, procede da seguinte forma:
1. Coloca a soja diretamente do pacote para a frigideira, adiciona pimentão fumado, um fio de azeite e uma colher de sopa de molho de soja.
2. Mistura tudo na frigideira, para não faltar sabor a nenhum grânulo, e deixa cozinhar durante 5 minutos.
E está pronto! Este complemento de proteína, por via da soja, vai adicionar textura crocante ao teu prato. É uma ótima ideia para pratos de massa, por exemplo. Lembra-te: a soja é uma excelente fonte de proteína com baixo teor de gordura saturada.
Tofu Congelado
O tofu é um alimento conhecido por ter um sabor neutro, o que nem sempre agrada. Mas nós garantimos que o tofu pode ser um alimento saboroso para todos, se confecionado de determinadas maneiras!
Seguem-se algumas dicas para dar mais sabor ao tofu:
1. Começa por congelar o tofu.
2. No dia seguinte (ou quando o fores comer, garantindo que fica pelo menos 2 horas a congelar), retira-o do congelador, corta-o em pedaços muito pequenos (em cubos ou tiras) e coloca estes pedaços numa taça.
3. Tempera (por exemplo, com sumo de limão, molho de soja, pimenta e alho em pó) e deixa marinar antes de o levar ao fogo durante, pelo menos, 30 minutos (seja para usar num salteado, ou para confecionar no forno ou na airfryer).
Vais ver que o teu tofu vai absorver ainda mais sabor e vai ganhar uma textura diferente. Já colocaste o teu tofu no congelador?
Grão de Bico Crocante
Este petisco já não é novidade, mas não deixa de ser um ótimo aliado para dar uma textura diferente a saladas, sandes, pratos variados, ou até mesmo um snack prático para levar para qualquer lado (escola, trabalho, praia, casa de amigos, etc.).
É simples:
1. Tempera o grão-de-bico cozido com azeite e as tuas especiarias de eleição, como cúrcuma, pimenta e alecrim.
2. Depois, leva ao forno ou à airfryer até que fiquem dourados e com aquela crocância que todos adoram.
Dica extra: não te esqueças de guardar a aquafaba (a água de cozedura do grão ou a que vem no enlatado)! Este líquido é um ótimo substituto do ovo. Usa-o nas tuas receitas de pequeno-almoço como panquecas, bolos da caneca ou até naquela maionese caseira e mousse de chocolate. Nada se desperdiça.
Faz as Tuas Próprias Inovações
Para além de experimentares estes twists culinários que acabaste de ler, desafiamos-te também a criares as tuas próprias inovações na cozinha! Mas não tens que pensar do zero, recorre às seguintes instruções:
O teu prato deve ter esta composição:
- 50% são Hortícolas/Legumes (fontes de fibra, vitaminas e minerais);
- 25% são Cereais e Tubérculos (fontes de hidratos de carbono);
- 25% são Leguminosas (fontes de proteína).
Escolhe a tua combinação de alimentos com a ajuda destas sugestões:
Hortícolas e legumes – espinafres, alface (romana, iceberg), rúcula, couve (lombardo, coração de boi, kale, de Bruxelas, pak choi), acelga, agrião, brócolos, couve-flor, repolho (verde, roxo), tomate, pepino, curgete, beringela, pimentões (verde, vermelho, amarelo, laranja), cenoura, beterraba, nabo, rabanete, pastinaca, cebola, chalota, alho, alho-francês, cebolinha, canónigos, espargos, vagens (feijão-verde), milho (grão ou maçaroca), aipo, cogumelos (castanho, champignon de Paris, shiitake, portobello, pleurotus, porcini, enyngui), brotos (de alfafa, de soja, de feijão mungo, de brócolos).
Cereais e tubérculos – arroz (integral), quinoa, bulgur, aveia (pode ser usada em pratos salgados), cuscuz integral, massas (integrais), pão (integral), batata comum, batata doce, mandioca, inhame, tortilhas/wraps, cevada, farro, trigo sarraceno, amaranto.
Leguminosas – feijão (preto, pinto, branco, encarnado, frade, manteiga, etc), grão-de-bico, lentilhas (vermelhas, verdes, castanhas), ervilhas, soja (texturizada ou em nacos) tofu, tempeh, edamame, natto, miso, seitan, favas, produtos de mercado (há tantos, desde hambúrgueres e nuggets a salsichas e pizzas).
Agora escolhe o tempero!
Para além do azeite e sal, experimenta adicionar o seguinte:
- especiarias – pimentão doce, pimentão doce fumado, cominhos, curcuma/açafrão, cardamomo, anis, nutmeg, canela (moída ou em paus), caril, pimenta (branca, preta), noz moscada, gengibre em pó, cravo da Índia, sementes de mostarda, piripiri
- ervas aromáticas – coentro, salsa, alecrim, manjericão, tomilho, orégão, hortelã, louro, cebolinha, anis estrelado, cravinho, erva doce, estragão, endro.
De seguida, escolhe o método de confeção ideal e que vai fazer a diferença!
Cru, cozido, cozido a vapor, assado, salteado, estufado/guisado, fermentado, grelhado, frito, em caldeirada, no microondas – ou a tua própria invenção?
Partilha connosco as tuas criações!
Através do grupo de sócios no Whatsapp (exclusivo para Sócios AVP, podes aderir à Comunidade aqui) ou partilha nos stories do Instagram e identifica-nos: @associacaovegportuguesa!