Colorado celebra feriado dedicado ao dia sem carne

Colorado celebra feriado dedicado ao dia sem carne

Este ano, o governador do Estado do Colorado declarou o dia 20 de março como “Dia sem carne” – [Meatoutday]: uma forma de promover dietas sem carne entre os seus eleitores. 

A iniciativa “Meatout” [Semcarne] começou em 1985 pelo grupo de direitos dos animais, “Farm Animal Rights Movement” [FARM – Movimento pelos animais agrícolas], com o objetivo de dar a conhecer aos consumidores os benefícios de uma dieta saudável e vegetariana.  

Jared Polis, o primeiro governador assumidamente gay, declarou feriado para o dia 20 de março – o dia sem carne –, a fim de ajudar os habitantes do Colorado a abandonarem os produtos de origem animal

Jared Polis assinou uma proclamação de apoio à iniciativa “Meatout”, juntando-se, assim, a outros governadores e presidentes de câmara de 40 Estados e cidades que, nos últimos anos, também assinaram proclamações semelhantes.

“Ao retirar produtos de origem animal das nossas dietas, estamos a reduzir o risco de diversas doenças, incluindo as doenças cardíacas, pressão alta, acidente cardiovascular, vários cancros e diabetes. Além disso, uma dieta à base de plantas ajuda a proteger o meio ambiente, ao reduzir a pegada de carbono, preservando florestas, pastagens e habitats da vida selvagem e reduzindo a poluição das vias navegáveis” – pode ler-se na proclamação. 

“Desde o lançamento do “Meatout” em 1985, foram mais de 35 milhões os americanos que experimentaram e exploraram a dieta vegetariana e reduziram o seu consumo de carne, de laticínios e ovos. Por outro lado, são vários os grandes fabricantes de alimentos e franchisings nacionais que agora comercializam e publicitam mais opções veganas, em resposta à procura crescente… Como tal, eu, Jared Polis, Governador do Estado do Colorado, proclamo o dia 20 de Março, como ‘Dia Sem Carne’” – adaptado da Proclamação.

Polis faz história

Em 2019, Polis foi a primeira pessoa assumidamente gay, na história dos EUA, a ser eleita governador. O seu companheiro, primeiro cavalheiro Marlon Reis, é vegan de longa data. Pouco tempo depois de assumir o cargo, Polis pressionou o Departamento da Agricultura [DOA – Department of Agriculture] para que avançasse em direção à produção de culturas que apoiassem a indústria crescente de “carne” à base de plantas, durante uma reunião que se realizou num novo edifício de investigação do DOA, em Broomfield, Colorado. 

Ainda nessa reunião, Jared Polis promoveu o Impossible Whooper2 entre os participantes, explicando que a carne sem carne está pronta para se tornar líder na indústria do futuro, à semelhança da tecnologia da marijuana, cânhamo e criptomoedas. 

Artigo adaptado da página VegNews

Impossible Whoper – um hambúrguer vegetariano da cadeia Burger King.

Tradução por Ana Luísa Pereira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Este artigo foi útil?

Considera fazer um pequeno donativo!

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Ao fazeres um donativo, estarás a ajudar-nos a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana. Muito obrigado!       

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!