fbpx

Leonardo DiCaprio: Pelo menos uma refeição sem carne por semana ajuda a combater as alterações climáticas

Leonardo DiCaprio está a lutar contra as alterações climáticas. Pediu aos seus 37 milhões de seguidores nas redes sociais para substituírem a carne por hambúrgueres veganos pelo menos uma vez por semana.
Pelo menos uma refeição sem carne ajuda a combater as alterações climáticas

Partilha este artigo:

O ator, que é investidor e embaixador da Beyond Meat, usou o seu Facebook e o Twitter para encorajar os seus 37.5 milhões de seguidores a fazerem escolhas alimentares diferentes. Leonardo DiCaprio pediu a todos para mudarem as suas ações no sentido de diminuírem os efeitos das alterações climáticas com vista a ajudar o planeta. 

“Cada pessoa pode ajudar o planeta e reduzir as alterações climáticas com uma pequena escolha a cada semana. Junta-te a mim e à @BeyondMeat na nossa missão de repensar no futuro da comida”

DiCaprio no Twitter, com a hashtag “BeyondMeatPartner”

O tweet de DiCaprio (e um post idêntico no Facebook) também incluiu uma foto de um hambúrguer semelhante aos da Beyond Meat e batatas fritas. Por cima da imagem da comida, o ator incluiu dados estatísticos. Ele explicou o impacto de comer apenas uma refeição sem carne por semana. 

image

O post afirma: “Se cada pessoa nos Estados Unidos substituísse apenas um hambúrguer de vaca por semana por um hambúrguer à base de plantas da Beyond Burger, seria o equivalente a tirar 12 milhões de carros da estrada”. 

Os seguidores de DiCaprio foram rápidos a elogiar o post. “Obrigado Leonardo. A Beyond é uma empresa incrível e deliciosa,” escreveu um utilizador do Facebook. Um seguidor no Twitter acrescentou: “Iniciativa brilhante! Funciona tão bem para vegetarianos e não vegetarianos”. A conta oficial da Beyond Meat comentou no Facebook: “Agradecemos-te, Leo.”

As alternativas vegetais à carne ajudam a combater as alterações climáticas

De acordo com a Universidade de Michigan, a Beyond Meat tem um impacto positivo comprovado no ambiente. Quando comparado com um hambúrguer de vaca, de 80 gramas, um hambúrguer de base vegetal requer muitos menos recursos.

Mais especificamente, um hambúrguer da Beyond tem 99% menos impacto na escassez da água. Tem também 93% menos impacto no uso do solo e requer 46% menos energia. Gera 90% menos emissões de gases de efeito de estufa do que hambúrgueres de vaca. 

image 1
Créditos imagem: Vegansnews.com

A carne e os laticínios, particularmente de vaca, têm um grande impacto no aquecimento global e nas alterações climáticas. A pecuária é a responsável por cerca de 14.5% dos gases de efeito de estufa a cada ano, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Isso é aproximadamente o mesmo valor que as emissões atuais de todos os carros, camiões, aviões e navios juntos no mundo.

Para além disso, a carne de vaca e de cordeiro têm a maior pegada climática por grama de proteína. Os alimentos de base vegetal tendem a ter o impacto mais pequeno, enquanto a carne de porco e de frango se situam no meio termo. 

Estas estatísticas, entre outras coisas, são a razão de DiCaprio querer que as pessoas por todo o mundo sejam mais conscientes do seu consumo de carne e apelar a que estas deem passos para reduzi-lo. 

No mês passado, Bill Gates, também investidor da Beyond Meat, foi mais longe ao dizer que os países desenvolvidos que não dependem da pecuária para a sobrevivência deveriam deixar de consumir carne de vaca para reduzir as alterações climáticas.

“Eu penso que todos os países ricos deveriam mudar para carne de vaca 100% sintética”

Bill Gates

Em abril de 2019, o antigo vice-presidente Al Gore declarou que os hambúrgueres veganos podem ajudar a reverter as alterações climáticas. 

O historial do ativismo ambiental de Leonardo DiCaprio

A publicação sobre a Beyond Meat não foi a primeira vez que DiCaprio se pronunciou sobre as alterações climáticas e o ambiente. Recentemente o ator tem-se tornado cada vez mais ativo sobre os assuntos que impactam o planeta de diversas formas

Em 1998, fundou a Leonardo DiCaprio Foundation para ajudar a enfrentar alguns dos maiores problemas ambientais. O ator tem-se mantido dedicado à organização (e ao planeta) desde aí. DiCaprio produziu diversos documentários focados no ambiente. Ele também tem encorajado outras figuras públicas a pronunciarem-se contra as alterações climáticas. 

Em 2018, a fundação juntou-se ao instituto Jane Goodall para lançar uma coleção de roupa vegana para apoiar a conservação de macacos. A coleção, com o nome “Don’t Let Them Disappear” (“Não os deixes desaparecer”), incluía t-shirts organicas e um hoodie com pêlo reciclado.

image 3
Leonardo DiCaprio e Jane Goodall. Créditos imagem: Billboard.com

Em junho de 2020, DiCaprio confirmou que previa produzir um novo filme sobre gorilas da montanha em perigo no Virunga National Park no Congo. O futuro filme da Netflix “Virunga”, que é uma adaptação do documentário de 2014, será escrito pelo diretor e roteirista Barry Jenkins.

O Parque Nacional Virunga, a área protegida mais antiga e mais diversa biologicamente da África, é especial para DiCaprio. “Eu tive a grande honra de conhecer e apoiar a equipa corajosa do Virunga na sua luta contra a perfuração ilegal de óleo em 2013”, disse o ator em maio de 2020.

Nessa altura, ele também lançou um financiamento para o parque através da Earth Alliance. Ele é o co-fundador de uma organização sem fins lucrativos para a proteção da vida selvagem com a Emerson Collective and Global Wildlife Conservation e a Comissão Europeia. 

DiCaprio também investiu em outras marcas de comida veganas, como a Califia Farms e Hippeas.

Tradução: Ana Lúcia

Fonte: LiveKindly 

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!