fbpx

25 Marcas portuguesas de higiene e cosméticas vegan e cruelty-free

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os cuidados de higiene e beleza do nosso corpo fazem parte do dia-a-dia de todas e todos nós. Nunca é demais relembrarmos que enquanto consumidores responsáveis temos o poder significativo de escolher marcas de produtos de higiene ou cosméticos que se responsabilizam por ser 100% livres de sofrimento animal

Felizmente, são cada vez mais numerosas as marcas portuguesas que oferecem soluções para quem se preocupa em consumir e adquirir produtos de maneira ética e responsável no que diz respeito ao bem estar animal. Existem dois selos que garantem produtos completamente isentos de sofrimento animal: vegan e cruelty-free. Vem daí descobrir o que os distingue e fica também a conhecer 25 marcas portuguesas que já os adotaram.

O que determina que um produto seja cruelty-free?

O termo cruelty-free (livre de crueldade) é usado para designar produtos e ingredientes que não foram testados em animais em nenhuma das etapas da sua produção. Isso significa que tanto a empresa que os produz como os fornecedores da empresa não fazem testes em animais. 

Cruelty-free significa o mesmo que vegan?

Não. Um produto é considerado 100% vegano quando ele não contém quaisquer ingredientes de origem animal (leite, cera de abelha, queratina, entre outros). Enquanto que o selo cruelty-free garante que  nem o produto nem as matérias-primas usadas foram testadas em animais durante o processo de produção, o selo vegano indica que não foram utilizados quaisquer ingredientes de origem animal no fabrico do produto, e também que este não foi testado em animais. 

Assim, um produto cruelty-free, embora não seja testado em animais pode conter subprodutos ou ingredientes de origem animal que implicaram a exploração de animais, enquanto que um produto 100% vegano não contém quaisquer ingredientes de origem animal e não é testado em animais. 

De maneira a nos abstermos de causar qualquer tipo de sofrimento animal através do nosso consumo de produtos de higiene ou cosméticos, a solução passa então por apostarmos em marcas que idealmente sejam vegan, e se possível, também tenham certificação cruelty-free. Felizmente, existem hoje em dia no mercado português muitas pessoas e empresas dedicadas a produzir este tipo de produtos de maneira completamente ética no que diz respeito aos animais. 

Marcas portuguesas veganas e cruelty-free

Aqui ficam 25 marcas 100% veganas, cruelty-free e made in Portugal que te permitirão ser um consumidor ou uma consumidora mais responsável de produtos de higiene e beleza essenciais ao nosso dia-a-dia.

1. ANDÏS Saboaria Artesanal

A ANDÏS é uma pequena empresa especializada em sabonetes feitos à mão com o objetivo de devolver o toque da Natureza aos nossos hábitos diários. Utiliza apenas matéria-prima vegetal, evita o plástico ao máximo e usa aquilo que a natureza tem de melhor na formulação de cada sabonete. Aceita encomendas no facebook e instagram.

2. Babu

A Babu, é uma marca portuguesa que começou por produzir escovas de dentes em bambu, uma verdadeira alternativa ecológica ao uso das escovas de plástico. Hoje, internacionalmente reconhecida, a marca conta com diversos produtos de uso diário ecológicos, veganos e não testados em animais, como escovas de cabelo, pasta de dentes ou fio dentário.

3. BioVó

A BioVó é uma marca registada portuguesa e propriedade de Verónica Paiva, responsável pela produção de cosméticos naturais e saboaria. Todos os produtos da BioVó são produzidos de forma artesanal, apenas com ingredientes de origem natural e vegetal, sem recurso a ingredientes de origem animal. 

4. Caramela

Desde 2015, a Caramela produz cosmética de forma artesanal apenas com ingredientes naturais. Os seus produtos para o corpo, rosto e cabelo são formulados a partir de óleos essenciais e manteigas vegetais, extratos de plantas e alguns minerais, todos cuidadosamente selecionados pelos seus benefícios nutritivos e propriedades ativas.

5. Casa Brava

A Casa Brava é uma quinta situada em Loulé que serve de Eco Bed & Breakfast, e que desenvolveu a sua própria marca de sabonetes naturais através de um processo de saponificação a frio, preservando todas as propriedades essenciais dos ingredientes orgânicos e locais de qualidade (azeite, ervas, entre outros).

6. Flora&Ser 

A Flora&Ser está também presente nas redes sociais (facebook e instagram) e desenvolveu toda uma gama de produtos de higiene como sabonetes, hidratantes e shampoos, e também maquilhagem natural, apostando sempre no respeito pelos animais e pelo ambiente

7. GreenSense 

A GreenSense é uma marca portuguesa que se inspira na natureza e que oferece opções para toda a família, através dos seus kits com produtos feitos com matérias primas naturais, biológicas, vegan e embalagens sempre sustentáveis. Para além de produtos para o corpo, o cabelo e o rosto, a marca oferece também alguns acessórios de limpeza para a casa.

8. Intrínseco

A Intrínseco é uma marca de cosméticos veganos que surgiu em 2017 em Lisboa, e que se dedica a oferecer produtos que contribuam para a saúde e cuidado do cabelo natural. Criada por Susy Santos, a marca conta com uma linha de 5 produtos elaborados com ingredientes naturais e suaves: um shampoo, dois amaciadores e dois finalizadores.

9. Luadia Terapias

O espaço Luadia Terapias em Lisboa surgiu de modo a conciliar num único espaço uma oferta onde corpo, mente e bem-estar estão conectados. Para além de ser um espaço de terapias que oferece reiki, yoga, fisioterapia e massagens, desenvolveu também toda uma gama de produtos ecológicos para o rosto, corpo e casa disponíveis na sua loja ou por envio CTT.

10. Maetura

Especializada em cosmética biológica e biodegradável, a Maetura oferece diversos produtos de cuidado para o corpo, o rosto e o cabelo e destaca-se por apresentar também uma linha dedicada a bebés

11. Miristica

A Miristica é uma microempresa verde e vegana, criada pela Inês em Almada, a pensar no futuro do nosso planeta, contrariando a tendência da produção de cosméticos em massa com grande impacto ambiental e na saúde humana e animal. Oferece uma vasta gama de produtos de higiene corporal e também de limpeza da casa, acessórios e óleos essenciais.

12. NAUA Natural Care

Criada pela Sofia e pelo Sérgio, a NAUA Natural Care especializa-se em champôs que são feitos de forma artesanal e sustentável, com os melhores ingredientes provenientes da terra. A embalagem minimalista é 100% reciclável e sem plástico. Atualmente estão disponíveis três produtos: Champô Sólido para Cabelos Normais, Secos e Oleosos.

13. PLUME Organic Care

De entre o crescente leque de produtos naturais desenvolvidos pela PLUME, encontram-se produtos para o cuidado do corpo, cabelo e casa, como sabonetes, shampoo e saquetas perfumadas, criados com a convicção de que aliando o orgânico ao empenho e rigor se caminha em direção a um mundo mais leve e consequentemente mais natural.

14. Sabão Abegoa

O Abegoa é um sabão de azeite biológico feito artesanalmente por processo a frio e sem adição de aditivos ou enchimentos. Os seus ingredientes são certificados 100% de origem biológica e alguns exemplos de sabonetes com essência são alfazema, eucalipto, alecrim, erva-limão, tea-tree ou ylang-ylang.

15. Sabão Macaco

Com o compromisso de minimizar a pegada ecológica humana, surgiu na Marinha Grande o Sabão Macaco, feito de maneira tradicional com gordura vegetal e disponível em forma sólida ou líquida (detergente para a roupa)

16. Saponina

A Saponina é uma marca zero-waste de produtos cosméticos naturais que conta com uma grande variedade de produtos para cuidados do rosto e corporais, desodorizantes, produtos de higiene oral, cuidados de bebé, higiene íntima, detergentes naturais e produtos e acessórios para a casa.

17. Savage Oils

Baseada em princípios ayurvédicos e de aromaterapia, a Savage Oils é uma marca que se especializa em óleos essenciais 100% naturais. Produz também outros produtos de cuidado, como loções corporais, shampoos sólidos ou protetor solar.

18. Sente Senas

A Sente Senas é um projeto desenvolvido desde 2015 pela Joana, herbalista lisboeta que adora a natureza e tudo o que é feito com amor. Saúde, sustentabilidade e sabedoria estão na base de todos os produtos criados pela marca, que vão desde sabonetes e shampoos, a repelentes naturais e sais de banho detox ou afrodisíacos.

19. Shaeco

A Shaeco nasce pelas mãos de um conjunto de pessoas que acreditam que todos nós, individualmente e em grupo, somos responsáveis pelo bem-estar do nosso planeta. O produto sensação da marca é o shampoo sólido One & Done, adequado para todos os tipos de cabelo.

20. Soft&Co

A Soft&Co é uma linha idealizada e fabricada em Portugal mas dirigida a todas e todos, tendo assim um nome numa língua universal, afirmando o espírito português na sua vertente multi-cultural. A linha de produtos é constituída pelo creme hidratante corporal, o creme gordo, o gel 100% aloe vera, o óleo de rosa mosqueta, o óleo de coco, o óleo urucum e o sabonete líquido e sólido de glicerina.

21. Sustent’Habil

Os cosméticos Sustent’Habil assentam num conceito de ética ambiental e animal. Utilizam as mais autênticas matérias-primas renováveis, numa produção sustentável e justa. Sabão natural, desodorizantes, cremes para o rosto e para o corpo são alguns dos produtos da marca.

22. UNII – Organic Skin Food

A Unii é uma marca que mergulha profundamente na natureza para oferecer produtos autênticos e verdadeiros. Assume-se como biológica e de Portugal para o mundo, com opções para toda a família, de elevada qualidade e com um preço acessível, que se adaptam a todas as pessoas. Oferece champôs, amaciadores, produtos de higiene oral, sabonetes, óleos corporais e essenciais.

23. VeganCare

A VeganCare é uma marca de cosméticos que se preocupa com aqueles que se preocupam. A sua visão é a de um mundo sem sofrimento animal. Acreditam profundamente na ideia de que as pessoas podem ser bonitas e cuidar de si próprias, sem apoiar qualquer crueldade para com os animais. A marca especializa-se em produtos para o cabelo, como champôs sólidos e acessórios.

24. Verdella

A Verdella é uma marca de beleza natural originada de uma paixão por beleza sem toxinas. Está baseada na ideia que a beleza vem do interior e nos faz sentir bem. Todos os produtos são feitos à mão em pequenos lotes. Os produtos da marca distinguem-se em duas categorias: corpo & banho e casa & ambiente.

25. Zahy

A Zahy dedica-se à produção de cosmética natural, biológica, de forma artesanal com muito amor e dedicação. A marca acredita que é possível viver em harmonia com o que nos rodeia, razão pela qual não utiliza ingredientes de origem animal nos seus produtos, nem os testa em animais. Oferece uma extensa gama de produtos para o rosto, cabelo, corpo, de higiene e acessórios.

Gostou da nossa lista? Que outras marcas portuguesas 100% veganas e cruelty-free recomenda?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Este artigo foi útil?

Considera fazer um pequeno donativo!

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Ao fazeres um donativo, estarás a ajudar-nos a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana. Muito obrigado!       

Artigos Relacionados

Animais e Ética