fbpx

Qual a diferença entre o veganismo e o vegetarianismo?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O número de vegetarianos e de veganos em Portugal não para de crescer (120.000 e 60.000, respetivamente, segundo dados de 2017). É cada vez mais comum conhecermos pessoas próximas que se tornaram um ou o outro. Talvez tu mesmo estejas a pensar deixar de comer carne ou peixe mas não sabes exatamente qual dos dois se aplica melhor à tua realidade. 

Criámos este artigo para ajudar-te a esclarecer todas as dúvidas que possas ter sobre a diferença entre estes dois conceitos algo semelhantes no que toca a remover os animais do prato, mas divergentes em muitos outros aspectos importantes.

O que é ser vegano(a)?

Ser vegano é acreditar que tal como os humanos, também os animais são dotados de consciência e susceptíveis ao sofrimento, e por isso os veganos adotam um estilo de vida que procura boicotar quaisquer tipos de produtos ou actividades que envolvam maus-tratos, exploração e crueldade para com os animais.

Isso significa que os veganos são completamente contra o consumo de quaisquer produtos de origem animal, que tenham na sua composição vestígios destes produtos ou que tenham sido testados em animais. Exemplos disso são:

  • Alimentos e derivados (ex: carne, peixe, ovos, laticínios, mel, gelatina)
  • Vestuário e calçado (ex: couro, pele, lã, seda)
  • Cosméticos (ex: maquilhagem, perfumes, base)
  • Produtos de higiene (ex: sabonetes, pastas de dentes, champôs)
  • Produtos de limpeza doméstica (ex: detergentes)
  • Medicamentos e suplementos alimentares

Para além de não consumirem os produtos acima mencionados, os veganos também rejeitam qualquer tipo de trabalho imposto pelos humanos aos animais ou como forma de diversão em atividades de lazer, como por exemplo:

  • Circos
  • Jardins zoológicos e oceanários
  • Touradas e corridas de cavalos, cães e outros animais
  • Animais usados como meio de transporte

Para além disso, aquelas e aqueles que adotam uma filosofia e um estilo de vida veganos, geralmente não se limitam apenas a deixar de consumir produtos de origem animal, mas procuram ativamente promover alternativas a estes produtos que beneficiem tanto os animais como os humanos e o planeta

O que é ser vegetariano(a)?

Existem diferentes tipos de vegetarianos, mas todos eles partilham um mesmo princípio: um vegetariano é uma pessoa que tomou a decisão de eliminar da sua alimentação o consumo de animais (carne, peixe, marisco). De entre os diferentes tipos de vegetarianos distinguem-se:

  • Ovo-lacto vegetarianos: abstêm-se de comer qualquer tipo de carne ou peixe, mas continuam a consumir ovos e laticínios (ex: leite, queijo, manteiga, iogurte).
  • Lacto-vegetarianos: para além de não comerem carne ou peixe, abstêm-se de consumir ovos, mas consomem laticínios (ex: leite, queijo, manteiga, iogurte).
  • Ovo-vegetarianos: não consomem qualquer produto de origem animal, à excepção de ovos.
  • Vegetarianos estritos: não consomem qualquer produto de origem animal, e nesse sentido a dieta vegetariana estrita é equiparável à dieta vegana. 

As principais diferenças entre o veganismo e o vegetarianismo

Enquanto que o veganismo é considerado uma filosofia e um estilo de vida motivado principalmente pela compaixão pelos animais, o vegetarianismo é classificado como um tipo de alimentação.

Embora muitos vegetarianos deixem de comer animais e até mesmo quaisquer produtos de origem animal (como no caso dos vegetarianos estritos) por motivos ligados com o sofrimento dos animais, existem muitas pessoas que tomam também essa decisão por motivos de saúde, preocupações com o meio-ambiente ou crenças religiosas/espirituais.

No caso do estilo de vida vegano, ao contrário do vegetarianismo, não se limita apenas à alimentação mas aplica-se a todas as áreas da vida e a todos os níveis de consumo humano, como é o caso do vestuário, calçado, produtos de higiene, cosméticos e limpeza, remédios ou alimentação.

Um vegetariano pode, apesar de não comer carne nem peixe, considerar aceitável o consumo de subprodutos de origem animal, como a gelatina que se encontra em certos suplementos alimentares ou o uso de calçado que contenha couro. Um vegano exclui por completo essas opções da sua vida e escolhe fazer uso de alternativas que não implicam o sofrimento animal.

Vegano/aVegetariano/a
O que éUm estilo de vidaUm tipo de dieta
Consumo de animais (carne, peixe)NãoNão
Consumo de alimentos de origem animal (lácteos, ovos, mel, gelatina, etc)NãoPode consumir
Roupa, produtos de higiene ou limpeza,, cosméticos, medicamentos ou suplementos de origem animalNãoPode consumir
MotivosA principal razão é a compaixão ou ética (não exploração dos animais).Pode ser adotado por questões alimentares, de saúde, ambientais, éticas ou de religião

Páginas que recomendamos

Se quiseres explorar um pouco mais sobre cada uma das vias, deixamos-te aqui algumas recomendações de páginas vegetarianas e veganas portuguesas que poderão interessar-te:

Sobre Veganismo:

Sobre Vegetarianismo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Este artigo foi útil?

Considera fazer um pequeno donativo!

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Ao fazeres um donativo, estarás a ajudar-nos a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana. Muito obrigado!