fbpx

Planta Uma Árvore: a Terra agradece

Planta Uma Árvore: a Terra agradece
Planta Uma Arvore A Terra Agradece

Partilha este artigo:

A problemática existe, tendo a comunidade científica já alertado que metade das espécies de árvores selvagens do planeta está em risco de extinção.

Por cá, Portugal conta com mais de 100 espécies de árvores selvagens, entre as quais nove estão ameaçadas. Mas e se te dissermos que tu podes ter um papel ativo na conservação das árvores, em geral, e fazer a diferença? À AVP, a vice-presidente da Associação Plantar Uma Árvore, Mariana Dias, explica que qualquer cidadão ou cidadã pode associar-se a iniciativas de plantação de árvores, promovidas não só pela associação mas também por diversas outras entidades em espaços públicos.

Já a nível particular, em jardins e terrenos privados, a responsável da associação – formalmente constituída desde 2012 e que desenvolve programas de voluntariado para recuperação de áreas ecologicamente degradadas – nota que a plantação de muitas espécies, por serem invasoras (espécies que não são nativas e cuja proliferação pode ter consequências no ecossistema), pode ter implicações legais, aconselhando, por isso, a uma pesquisa prévia no portal invasoras.pt antes de se pôr mãos à obra.

beautiful landscape big tree forest with low angel view

A importância das árvores para o planeta

Como explica a especialista, “uma floresta tem vários tipos de plantas – árvores, arbustos e herbáceas -, mas as árvores desempenham um papel essencial” e são as que têm a vida mais longa, podendo mesmo chegar a centenas ou milhares de anos. Para Mariana Dias, é imperativo garantir a preservação das árvores que já existem, a par de se plantarem novas árvores.

Mas porque são afinal as árvores tão importantes para o planeta? A verdade, como explica Mariana Dias, é que as árvores são uma fonte de riqueza a vários níveis: não só melhoram a qualidade do ar que respiramos ao captarem dióxido de carbono e produzirem oxigénio, como criam novos solos e garantem reservas de nutrientes, ao mesmo que tempo que proporcionam locais de sombra. São também uma peça fundamental para a manutenção da biodiversidade, ao servirem de abrigo a inúmeras espécies animais e, através das suas longas raízes, permitem a retenção de água e a criação de fontes de aquíferos.

Sendo Portugal um país mediterrânico, esta última função reveste-se de particular importância, ou não tivesse o sexto relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (2021) concluído que, em 2050, o país será um dos que irá sofrer uma combinação de fenómenos de elevado impacto climático, como temperaturas extremas, aumento de secas e aridez, diminuição da precipitação e, consequentemente, maior propensão a incêndios.

beautiful tree middle field covered with grass with tree line background

Como plantar uma árvore

Já estás à procura da próxima iniciativa de plantação de árvores para te juntares? Então não deixes de seguir os conselhos da Plantar Uma Árvore, que partilha um guia sobre como podes, passo a passo, plantar uma árvore!

  1. Em primeiro lugar, deves escolher uma espécie adequada ao clima e o solo do local, mantendo as raízes da planta húmidas até ao momento da plantação. Escolhido o lugar, limpa o terreno até ficar apenas com o solo à vista num raio de 50 centímetros.
  1. Depois, faz uma cova com cerca de 50 centímetros de largura e com o dobro do comprimento do torrão (a parte onde se encontram as raízes), mantendo a terra em redor do buraco, para que esteja disponível para o tapar no final. Confirma que a cova tem a profundidade necessária e deixa no fundo da cova alguma terra solta. 
  1. Antes de colocares a árvore na cova, usa as mãos para soltar as raízes umas das outras. Segura a planta pela haste na vertical, coloca-a no buraco e tapa-o com terra até cobrires na totalidade o torrão com as raízes. O torrão deverá ficar coberto com cerca de 3 centímetros de terra. Para garantir que a planta fica bem fixa, calca bem a terra em seu redor com as mãos ou os pés. 
  1. No final, não deixes de regar a planta junto à base! E claro, vai voltando ao local para acompanhares o seu crescimento e verificares se tem alguma necessidade.

Árvores: uma rede de comunicação complexa

Nas florestas, as árvores vivem em comunidade e comunicam entre si, através de fungos nas suas raízes e em seu redor, que lhes providenciam nutrientes. Em troca, os fungos são recompensados com açúcares. Através desta complexa rede de fungos subterrânea, batizada de Wood Wide Web – um trocadilho a piscar o olho à “World Wide Web” – as árvores partilham informações e alimento entre si.

Neste sistema nada é desperdiçado e, quando uma árvore morre, as suas reservas de nutrientes são aproveitadas pelas árvores vizinhas através da rede. Mas não só: esta rede de fungos é também usada pelas árvores para lançarem alertas de perigo umas às outras quando enfrentam alguma ameaça, libertando para tal substâncias químicas específicas.

Contudo, nem tudo é solidariedade: há espécies de árvores que libertam substâncias tóxicas para a rede com o objetivo de prejudicar as vizinhas e conseguirem desenvolver-se melhor, enquanto alguns tipos de orquídeas também aproveitam-se “ilegalmente” dos nutrientes que circulam pela rede.

Se quiseres saber mais sobre este tema, não percas esta sugestão de leitura. E já sabes: aproveita os dias de sol para plantar uma árvore!

single green tree clear sky

Texto da autoria de Beatriz Coelho

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!