fbpx

30 Filmes Sobre Animais e Sustentabilidade

Da ficção aos documentários, sejam sobre direitos animais ou sustentabilidade, para mostrar ao tio, que não sabe muito sobre o assunto, ou à amiga, que até gostava de ter uma alimentação livre de ingredientes de origem animal mas não sabe por onde começar, sugerimos-te 30 filmes para todos os gostos e ocasiões no que toca à temática dos animais.
30 Filmes Sobre Animais e Sustentabilidade

Partilha este artigo:

Embora possam partir de abordagens radicalmente distintas, os filmes seguintes têm em comum uma relação, mais óbvia ou menos óbvia, com o vegetarianismo e veganismo, e podem ser ferramentas valiosas para promover o diálogo e levar a uma melhor compreensão dos problemas associados à exploração de animais não humanos.

DOCUMENTÁRIOS

Cowspiracy – O Segredo da Sustentabilidade (2014)

Talvez um dos documentários mais reconhecidos acerca da indústria agropecuária, Cowspiracy debruça-se sobre as ligações entre esta e a crise climática, apontando a criação de animais para consumo como a principal causa para problemas como a utilização excessiva de recursos naturais e o aquecimento global. Disponível para visualização na plataforma de streaming Netflix.

cowspiracy cow
Créditos imagem: Cowspiracy.com

The Witness (2000)

Em apenas 43 minutos, conta a emocionante história de Eddie Lama, um empreiteiro do ramo da construção que se tornou um ativista pelos direitos dos animais. Eddie Lama relata o seu percurso e de como a interação com animais abriu a sua consciência e o levou a resgatar animais abandonados, criar uma associação e sair para as ruas de Nova Iorque para mostrar vídeos dos abusos que os animais sofrem diariamente. Disponível gratuitamente online.

Food, Inc. (2008)

De onde vem a comida no nosso prato? Nomeado ao Óscar para Melhor Documentário em 2010 e narrado por Michael Pollan (autor de O Dilema do Omnívoro) e Eric Schlosser (autor de Fast Food Nation), este filme retrata o corporativismo na produção agrícola, demonstrando como a indústria produz comida cada vez mais prejudicial para a saúde humana e para o ambiente, bem como abusiva para os seus trabalhadores e para os animais.

food inc
Créditos imagem: Filmsforaction.org

The Game Changers (2018)

Será o consumo de carne necessário para um atleta profissional? Haverá falta de proteína numa dieta estritamente vegetariana (vegan)? Este documentário procura responder a estas e outras questões, contando com figuras como James Cameron, Arnold Schwarzenegger, Jackie Chan, Lewis Hamilton, entre outros. Ideal para o amigo que acredita que precisa de carne para continuar a treinar. Disponível na Netflix.

Patrik Baboumian game changers
Atleta Patrik Baboumian, ator do filme Game Changers. Créditos imagem: Veganfoodandliving.com

Peaceable Kingdom: The Journey Home (2009)

Documentário que explora a viagem de transformação de consciência por que passam vários trabalhadores e produtores da indústria animal à medida que começam a questionar aquilo que fazem. É um retrato profundamente emocionante de transformação e empatia, acerca dos seus conflitos internos e das ligações complexas entre os animais e os trabalhadores.

Peaceable Kingdom
Cena do filme Peaceable Kingdom. Créditos imagem: Imdb.com

Live and Let Live (2013)

Segue seis pessoas veganas, incluindo ex-trabalhadores de matadouros e talhos, que partilham as suas experiências e a sua transição para um estilo de vida estritamente vegetariano. Analisa também a história do veganismo e as várias razões que levam as pessoas a adotar este tipo de alimentação. Ideal para aqueles que querem dar os primeiros passos numa dieta de base inteiramente vegetal.

Eating Animals (2017)

Baseado no livro bestseller de Jonathan Safran Foer e produzido e narrado por Natalie Portman, este filme demonstra a realidade por detrás da indústria agropecuária e explora novos caminhos para um futuro sem comer animais e produtos derivados destes.

Seaspiracy (2021)

Existem inúmeros documentários acerca da crueldade da indústria agropecuária ou do impacto negativo que comer carne tem para a saúde humana, mas ainda são poucos aqueles que se debruçam sobre o setor da pesca e o seu impacto ambiental. É essa a missão de Seaspiracy, disponível na plataforma Netflix.

Seaspiracy
Créditos imagem: Netflix.com

What the health – Que Raio de Saúde (2017)

Dos mesmos criadores de Cowspiracy, este documentário explora as relações entre o consumo de carne e diversos problemas de saúde, bem como os benefícios de adotar uma dieta de base inteiramente vegetal (vegan). Ao mesmo tempo, aponta o dedo à resistência da parte da indústria farmacêutica e das organizações de saúde em reconhecer os efeitos negativos dos produtos de origem animal. Disponível na Netflix.

A Carne é Fraca (2005)

Documentário brasileiro, produzido pelo Instituto Nina Rosa, acerca dos impactos para a saúde humana, para os próprios animais e para o meio ambiente que resultam da criação de animais para consumo. Expõe a realidade da pecuária no Brasil, mas também chama a atenção para problemas que são comuns a qualquer parte do mundo.

Earthlings (2005)

Este documentário altamente reconhecido e premiado, narrado por Joaquin Phoenix, foca-se nas questões éticas da exploração de animais para alimentação, moda, entretenimento, investigação científica e posse enquanto animais de companhia.

Dominion (2018)

Dividido em capítulos dedicados a diferentes animais, este documentário contém imagens chocantes, conseguidas através de câmaras escondidas, que expõem o pior da crueldade humana para com os animais. É um dos filmes mais difíceis de assistir nesta lista, mas absolutamente necessário para compreender o sofrimento por que passam estes seres.

Dominion
Cena do filme Dominion. Créditos imagem: Livekindly.com

Fowl Play (2009)

Um documentário único acerca da criação intensiva de galinhas e a produção de ovos para consumo humano, que explora ainda a capacidade de inteligência e empatia destes animais.

Blackfish – Fúria Animal (2013)

A partir da história da orca Tilikum, este documentário expõe a tortura a que estão sujeitas as baleias em cativeiro em parques aquáticos como o Seaworld, onde estes animais são mantidos e treinados de formas cruéis para entreter os visitantes. Disponível na plataforma Netflix.

The Animal People (2019)

Produzido por Joaquin Phoenix, segue a história de seis ativistas determinados a expor a crueldade de um laboratório de testagem em animais e da resistência que enfrentam por parte de uma indústria altamente poderosa que os quer calar. Demonstra o poder dos lobbys e a capacidade que as grandes empresas têm de retratar o trabalho de ativistas pelos direitos dos animais como se fosse terrorismo.

The Animal People
Créditos imagem: Peta.org

Speciesism: The Movie (2013)

Analisa o conceito de especismo – atribuição de valor a seres vivos com base na espécie a que pertencem – na teoria e na prática. Conta com as participações de figuras como Peter Singer, Richard Dawkins, Gary Francione, Temple Grandin ou Steven Best. É o filme ideal para abrir a mente e experimentar novas formas de olhar para o mundo e para os seres que o habitam.

Vegucated (2011)

Numa mistura de experiência social com comédia, Vegucated segue a aventura de três amantes de carne que aceitam o desafio de seguir uma alimentação vegetariana estrita (vegana) durante seis semanas. Segue-se descoberta atrás de descoberta até que, em pouco tempo, estão dispostos a arriscar tudo para expor uma indústria que apoiavam meras semanas antes. O filme ideal para ver com a família e os amigos que (ainda) consomem carne e derivados.

Forks Over Knives (2011)

«Aviso: este filme pode salvar a sua vida» é o que lemos no cartaz de Forks Over Knives, documentário que defende uma alimentação de base vegetal e baixa em gorduras como essencial para a saúde e de forma a prevenir doenças perigosas.

Gunda (2020)

Gunda é uma meditação sobre a existência e a consciência dos porcos, seguindo a vida de uma porca e das suas crias numa quinta da Noruega. O filme, também assinado por Joaquin Phoenix na produção, é a preto e branco e não contém narração, diálogos ou música, de forma a preservar um retrato o mais neutro possível e levar as pessoas a retirar as suas próprias conclusões daquilo que observam.

gunda
Cena do filme Gunda. Créditos imagem: Imdb.com

Called to Rescue (2016)

Talvez um dos filmes mais otimistas desta lista, Called to Rescue olha não para a crueldade infligida nos animais, mas sim para o trabalho de organizações que salvam e acolhem estes animais vindos de matadouros e como procuram cuidar deles após uma vida de abusos e sofrimento. O filme está disponível online gratuitamente.

Planeat (2010)

Um filme que nos mostra que nada é capaz de mudar o mundo tanto quanto aquilo que comemos. Este documentário britânico foca-se nos benefícios para a saúde e para o ambiente de adotar uma dieta livre de ingredientes de origem animal (vegana).

Cow (2021)

Cow não é um documentário comum – não tem qualquer narrador e a presença de humanos é quase inexistente. Seguindo a mesma abordagem do já referido Gunda, pretende apenas demonstrar o ciclo de vida de uma vaca leiteira e os desafios que enfrenta diariamente.

cow
Créditos imagem: Imdb.com

FICÇÃO

Não só os documentários, mas também as histórias fictícias podem ser importantes catalisadores de diálogos e de mudanças de estilo de vida.

Okja (2017)

Do realizador do aclamado Parasitas (2019), Okja conta a história de uma menina e da sua porca geneticamente modificada, e da aventura para a salvar da crueldade da indústria da carne. Este retrato emocionante da ligação entre uma criança e um animal é uma mistura de comédia, aventura, drama e ação e, apesar de algumas cenas violentas, a sua natureza ficcional faz dele um filme apropriado para ver em família. Está disponível na Netflix.

Soylent Green (1973)

Este filme distópico dos anos 70 retrata uma sociedade do futuro – precisamente em 2022 – em que o excesso de população, a escassez de recursos e as alterações climáticas levaram a uma crise global. Aqui, só os mais ricos têm acesso a comida como carnes, frutas e legumes, enquanto o resto da população se alimenta de um novo e misterioso produto chamado «Soylent Green». Paralelamente, uma investigação criminal leva o protagonista a descobrir a verdade escondida acerca deste produto.

Um Porquinho Chamado Babe (1995)

A história do porquinho Babe que aspira a fazer o trabalho de um cão pastor fez parte da infância de muitos de nós. Para além disso, é até hoje referido por muitas pessoas como o primeiro filme que as fez querer ser veganas e vegetarianas, levando mesmo à criação do termo «The Babe Effect». Ideal para mostrar aos mais novos, que vão gostar de assistir às aventuras destes animais da quinta.

babe
Créditos imagem: Imdb.com

Pokot/Spoor (2017)

Este thriller polaco baseado no romance Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos de Olga Tokarczuk, premiada com o Nobel da Literatura, segue uma região remota nas montanhas onde começam a ocorrer crimes misteriosos. Janina Duszejko, personagem vista como excêntrica, acredita que são os animais a vingarem-se dos caçadores da região, embora ninguém acredite nela.

A Fuga das Galinhas (2000)

Mais um clássico infantil, desta vez em animação stop-motion, esta história centra-se na tentativa de um grupo de galinhas de fugir do seu inevitável destino – tornarem-se ingredientes numa torta de frango. A comédia por detrás da aventura permite, apesar de tudo, vislumbrar uma realidade que é tudo menos cómica.

Carnage (2017)

No estilo mockumentary, este filme do comediante britânico Simon Amstell passa-se no ano de 2067. Neste futuro imaginado, o veganismo é a norma e as pessoas entrevistadas refletem acerca de um passado longínquo em que ainda se comia carne, com as gerações mais novas a terem dificuldades em entender como era possível tal coisa, ao mesmo tempo que as gerações mais velhas têm de lidar com a culpa das suas escolhas passadas.

carnage
Créditos imagem: Imdb.com

Delicatessen (1991)

Esta comédia negra surrealista e pós-apocalíptica, do mesmo criador de filmes premiados como Amélie (2001), retrata uma sociedade do futuro em que a escassez de alimento leva um proprietário de um prédio a assassinar os seus inquilinos, um a um, para vender a sua carne e garantir a sua sobrevivência.

Ferdinando (2017)

Ferdinando é um touro pacifista e sensível que se recusa a participar em touradas. Depois de descobrir que todos os touros são mortos e exibidos como troféus após cada exibição, a sua missão é salvar-se a si e aos companheiros. Um filme infantil para toda a família que não deixa de tocar em temas como a crueldade da tauromaquia.

A lista, embora extensa, está longe de incluir todos os filmes relevantes para esta temática. Procura, no entanto, reunir opções para todos os tipos de ocasiões e de públicos, desde os mais pequenos até aos mais informados, acerca dos benefícios de um estilo de vida mais ético e sustentável.

Uma coisa é quase certa: depois de assistir a qualquer uma destas obras, a percepção dos animais não-humanos muda. Assim, desafiamos-te a assistir a um ou mais dos filmes aqui listados e sugerimos que convides outros para fazer mesmo. Pode ser o primeiro passo numa importante mudança de estilo de vida.

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!