fbpx

5 Alternativas Vegetais ao Ovo e Como Usá-las

Uma das dúvidas mais comuns no veganismo é: como posso substituir os ovos em receitas? O papel do ovo nas receitas é principalmente o de ligação dos ingredientes. No mundo vegetal, já existem vários alimentos com a textura desejada para esse efeito.

Partilha este artigo:

Alternativas não faltam, e neste artigo vais conhecer algumas! Descobre quais os alimentos ideais para usares na culinária, como alternativas ao ovo:

1.Linhaça

Uma das substituições mais comuns ao ovo na culinária vegana são as sementes de linhaça! Para fazer um “ovo” de linhaça basta juntar 1 colher de sopa destas sementes moídas a 3 colheres de sopa de água. Depois de mexer a mistura, aguardar 5 minutos até se formar uma textura gelatinosa e está pronto a usar.

flax seeds linseed superfood healthy organic food concept

2.Chia

As sementes de chia funcionam da mesma forma que as sementes de linhaça, sendo que o modo de preparo é o mesmo. Junta uma colher de sopa de chia com 3 colheres de sopa de água, mistura bem e aguarda 5 minutos.

nutritious chia seeds spoon wooden background

3.Banana

Uma ótima forma de substituir os ovos em bolos é usar uma banana (de preferência madura) amassada à receita.  Esta opção também resulta bem em panquecas e bolachas. Tem apenas em atenção que esta solução pode nem sempre ser a mais indicada, pois poderás notar um travo de banana.

raw yellow banana slices wooden bowl

4.Puré de maçã

Similar à banana, o puré de maçã também resulta bem na junção dos ingredientes de uma receita. Para substituir um ovo, junta ¼ de chávena de puré de maçã à mistura. O puré pode ser caseiro (basta cozer maçãs e triturar) ou de compra.

image from rawpixel id 457283 jpeg

5.Aquafaba

A culinária vegana também tem a solução para a substituição das claras em castelo! Basta usar a água de cozedura do grão de bico na receita. Para isso, reserva a água de cozimento quando fizeres grão de bico, ou coa a água do grão enlatado. Para substituir 1 clara de ovo, usa 3 colheres de sopa de aquafaba batida.

aquafaba
Créditos imagem: Casaecozinha.com

Dicas extra

Alternativas pré-feitas

Há cada vez mais produtos inovadores no mercado a pensar nos vegetarianos e veganos. Um exemplo são os “ovos vegetais”, que são misturas que substituem a textura do ovo de forma fiel. Alguns exemplos são as marcas VeganEgg e  vEEGS. 

Outras alternativas para além da pastelaria

  • Ovos” mexidos/tofu mexido: Caso sintas falta de comer ovos mexidos, experimenta fazer tofu mexido. Basta esmagar o tofu com um garfo ou com as mãos até este ficar na textura similar a ovos mexidos. Depois, junta os temperos (e legumes) favoritos para dar sabor! Uma boa dica é a junção de sal negro ao confecionado, caso encontres esse ingrediente. Devido à presença de enxofre neste ingrediente, o sabor fica parecido ao ovo. Vê aqui uma receita de tofu mexido.
  • Omelete com farinha de grão-de-bico: Conhecida como “Grãomelete”, nada mais é que uma panqueca salgada de farinha de grão de bico. O aspeto fica bastante parecido a uma omelete, então é uma boa opção se quiseres impressionar algum amigo não vegan que ame omeletes! Basta juntar a mesma quantidade de farinha de grão de bico e água, juntamente com alguns temperos a gosto. Podes ver uma receita aqui.
Grao omelete dicas da oksi
Descobre como fazer esta grão-omelete de vegetais vegan, da Dicas da Oksi, aqui.

Artigo da autoria de Ana Lúcia

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!