fbpx

Consumo regular de carne relacionado com um aumento da taxa da mortalidade, de acordo com estudo de revisão sistemática de investigações anteriores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma revisão científica de estudos de larga-escala , envolvendo uma ampla amostra de mais de 1.5 milhões de pessoas, sugere que a taxa de mortalidade de quem consome carne diariamente, particularmente carne vermelha ou processada, é mais elevada.

Os autores analisaram 6 grandes investigações anteriores que avaliaram os efeitos de uma dieta vegetariana por oposição a uma dieta baseada no consumo de carne.  As recomendações destes estudos são no sentido de reduzir o consumo de produtos animais e consumir-se mais alimentos vegetais.

Uma das investigações de meta-análise (síntese de todos os estudos prévios) examinadas neste estudo data de 2014, com uma amostra de cerca de um milhão de pessoas, onde se chegou à conclusão que as carnes processadas aumentavam o índice de mortalidade.

Mais tarde, em Outubro de 2015, a Organização Mundial da Saúde viria a reconhecer a validade deste achado, classificando as carnes processadas como cancerígenas, e as carnes vermelhas como potencialmente cancerígenas.

Por outro lado, este estudo chega à conclusão, com base na análise de toda a evidência prévia, que uma dieta à base de plantas melhora vários parâmetros de saúde, estando relacionada com uma redução do risco de doença cardiovascular, de diabetes, e da pressão arterial.
Os autores concluem ainda, com base em todos os dados analisados, que uma dieta vegetariana pode aumentar a esperança média de vida em 3,6 anos, em média.

estudo foi publicado na revista “Journal of the American Osteopathic Association”, em Maio de 2016.

Referência:
Heather Fields, Denise Millstine, Neera Agrwal, Lisa Marks. Is Meat Killing Us? The Journal of the American Osteopathic Association, 2016; 116 (5): 296 DOI: 10.7556/jaoa.2016.059

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Este artigo foi útil?

Considera fazer um pequeno donativo!

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Ao fazeres um donativo, estarás a ajudar-nos a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana. Muito obrigado!       

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreve a Newsletter!