fbpx

Estará Leonardo Dicaprio A Fazer Mais Pelo Ambiente Do Que Os Líderes Mundiais?

Desde a defesa das dietas de base vegetal, à sensibilização para a crise climática, neste artigo mostramos-te 7 formas de o actor Leonardo DiCaprio utilizar a sua plataforma, em prol do meio ambiente.
leonardo dicaprio

Partilha este artigo:

O ator Leonardo DiCaprio tem trabalhado arduamente para proteger o meio ambiente através dos seus filmes, dos seus investimentos e do seu activismo.
Bem conhecido pelos seus papéis principais em filmes como “O Lobo de Wall Street” e “Titanic” (opinião popular: a Rose podia ter arranjado espaço para ele naquela jangada…), Leonardo DiCaprio é muito mais do que um ícone cinematográfico. Fora do grande ecrã, o actor é um ambientalista fervoroso, que tem dedicado o seu tempo e recursos a salvar o planeta.

1.DiCaprio usa o poder do cinema para invocar a mudança

A sua experiência, de quase três décadas na indústria cinematográfica, permite que DiCaprio esteja perfeitamente consciente em relação ao poder que um filme tem para aumentar a sensibilização e estimular à criação de mudanças. Assim, quando não está à frente da câmara, o ator galardoado passa o seu tempo a produzir documentários sobre o meio ambiente e o bem-estar animal.

Um dos seus últimos filmes, The Loneliest Whale [A baleia mais solitária], coproduzido por si, acompanha a missão de um grupo de cientistas para encontrar 52-Hertz, uma baleia com um canto único, que viajou sozinha durante anos, ganhando assim a alcunha de baleia mais solitária do mundo.

Através da busca pela baleia 52-Hertz, o filme aborda e associa questões que atormentam a vida marinha, tais como o aquecimento global, a caça à baleia, a poluição sonora e os acidentes provocados por choques de navios.

Em 2020, DiCaprio juntou-se ao realizador e argumentista Barry Jenkins (que escreveu e realizou o filme de drama de 2016, Moonlight) para criar uma versão cinematográfica do documentário Virunga, de 2014, para a Netflix.

Photo shows a ranger and animal from Virunga National Park.
No ano passado, DiCaprio produziu uma adaptação cinematográfica de Virunga para a Netflix. | Fotografia, cortesia da Netflix

O documentário aclamado pela crítica centra-se no trabalho de conservação que os rangers desenvolvem no Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, bem como na sua missão de proteger os gorilas de montanha ameaçados pela caça furtiva, companhias petrolíferas e outros conflitos.

O seu filme de 2016, Before the Flood [Antes da Inundação], que conta com Martin Scorsese e o produtor do filme The Revenant [O Renascido], Brett Ratner, entre os seus produtores, está centrado na questão do aquecimento global. O filme apresenta DiCaprio de forma proeminente enquanto viaja pelo mundo, entrevistando líderes mundiais, ao mesmo tempo que expõe imagens panorâmicas impressionantes, que demonstram os efeitos que a crise climática já está a provocar em todo o planeta.

DiCaprio produziu igualmente o documentário de 2019, And We Go Green [E somos ecológicos], sobre desportos motorizados e, em particular,  sobre a Fórmula E, o circuito de corridas sustentável, de automóveis totalmente elétricos. Também produziu Ice on Fire [Gelo em Chamas], um documentário da HBO, de 2019, sobre a crise climática. DiCaprio trabalhou, ainda, como produtor executivo numa série de longas-metragens, incluindo Cowspiracy [Cowspiracy – o Segredo da Sustentabilidade] e Sea of Shadows [Mar de Sombras].

2.DiCaprio defende a alimentação de base vegetal

DiCaprio não é nenhum desconhecido no que diz respeito à divulgação dos benefícios de comer menos carne para bem do planeta. Em 2019, partilhou um post da organização sem fins lucrativos, Rainforest Alliance, encorajando as pessoas a reduzir o seu consumo de carne de bovino, devido às ligações da indústria com a destruição da floresta tropical da Amazónia. No ano seguinte, usufruiu de um menu especial vegan, para o jantar, preparado pelo Chef Wolfgang Puck, na pós-festa dos Óscares, Governors Ball. “Ele queria vegan. Fizemos uma pizza vegan. Ele comeu-a tão rápido… DiCaprio disse: ‘Desculpe, pode trazer outra?’” Na altura, Puck ainda acrescentou: “Tê-la-emos no convés no domingo [noite dos Óscares], com toda a certeza”.

Em março de 2021, aproveitou o Facebook e o Twitter para encorajar os seus 37,5 milhões de seguidores [a soma das duas redes sociais] a substituírem a carne por hambúrgueres de origem vegetal, pelo menos uma vez por semana. “Cada um de nós pode ajudar o planeta e reduzir as alterações climáticas apenas com uma simples escolha, todas as semanas. Junta-te a mim e à Beyond Meat na nossa missão de repensar o futuro da alimentação”, afirmou DiCaprio.

3.DiCaprio investe em empresas veganas e sustentáveis

DiCaprio faz corresponder as suas palavras com os seus actos. Tem investido grandes somas em empresas veganas, incluindo o fabricante de bebidas de base vegetal Califia Farms e a marca de alternativas vegan à carne Beyond Meat

Outros investimentos seus incluem o fabricante de snacks vegan, Hippeas; a marca de diamantes cultivados em laboratório, Diamond Foundry; a empresa de energia solar fora dos sistemas de rede, Kingo; a marca de chá sustentável, Runa; e a criadora de alta tecnologia de reciclagem, Rubicon. Adicionalmente, os seus bancos de investimento mais recentes são em carne cultivada em laboratório. Ultimamente, tornou-se investidor e consultor de duas empresas de carne de cultura – Mosa Meat, com sede nos Países Baixos, e Aleph Farms, com sede em Israel.

4.DiCaprio apoia a sensibilização para as alterações climáticas

Em 2016, durante o seu discurso de aceitação do Óscar pelo seu papel no filme, The Revenant, DiCaprio deixou claro o seu sentimento sobre a crise climática. “As alterações climáticas são reais, estão a acontecer agora. Esta crise é a ameaça mais urgente para toda a humanidade”. 

Mas a sua defesa pelo meio ambiente não é novidade. Em 1998, criou a Fundação Leonardo DiCaprio (LDF) para responder a algumas das preocupações ambientais mais prementes do mundo. No topo da lista estão: a conservação da vida selvagem, a preservação dos oceanos e o aquecimento global. Nas últimas duas décadas, a LDF doou mais de 80 milhões de dólares a 200 projetos ambientais. A LDF tem conseguido provocar um grande impacto no planeta, através de parcerias com outras organizações internacionais, tais como o World Wildlife Fund [Fundo Mundial para a Vida Selvagem], Oceana e a Wild Foundation [Fundação Selvagem]. 

Photo shows Leonardo DiCaprio speaking with Alejandro Agag for the documentary "And We Go Green."
DiCaprio também produziu o documentário de 2019, And We Go Green, sobre a Fórmula E | Crédito / TIFF

Juntamente com um grupo de cientistas, DiCaprio lançou também a Re:Wild, uma iniciativa de 43 milhões de dólares destinada a reconstruir as ilhas Galápagos. Este trabalho ajudou a proteger e a conservar mais de 700 milhões de hectares, beneficiando e protegendo, assim, mais de 16 000 espécies.

Em 2019, apoiou um fundo para as alterações climáticas de 150 milhões de dólares. O Princeville Climate Technology Fund [Fundo para a Tecnologia Climática de Princeville] investe em empresas tecnológicas que trabalham para mitigar as alterações climáticas.

5.DiCaprio apoia o bem-estar animal e os esforços para a conservação 

O trabalho da DiCaprio para ajudar os animais é igualmente extenso. Através dos projetos da LDF, o ator tem trabalhado para proteger espécies ameaçadas de extinção. 

Em 2010, a LDF doou 1 milhão de dólares para um projeto inovador de conservação nepalês, que desenvolve ações para preservar a população de tigres selvagens do país. A LDF financiou igualmente projetos para proteger o Rinoceronte Negro na Tanzânia, o Gorila de planície ocidental na África Central e o Leopardo da neve na Ásia Central. 

Em 2019, o ator foi um dos fundadores da organização sem fins lucrativos, Earth Alliance [Aliança da Terra], que tem como objetivo ajudar a proteger a vida selvagem que está ameaçada pelas alterações climáticas. A organização estabeleceu uma parceria com a Comissão Europeia para lançar o Fundo Virunga, no valor de 2 milhões de dólares. 

Além de apoiar projetos dedicados à conservação de espécies ameaçadas de extinção, a LDF tem feito campanha para acabar com o comércio desumano de produtos animais, como é o caso da extração de marfim. Em 2013, a LDF patrocinou, inclusive, uma petição instrumental para pôr fim ao comércio do marfim na Tailândia. A fundação também apoia o projeto WildLife Direct [Vida Selvagem em directo], o qual identifica rotas e cartéis de comércio ilegal desta matéria oriunda dos dentes dos elefantes, utilizando o rastreio de ADN.

Quando se trata da conservação marinha, não há dúvidas de que DiCaprio é um ‘peixe graúdo’. A LDF prometeu 7 milhões de dólares de fundos para iniciativas de conservação marinha na Conferência dos Oceanos de 2014. O compromisso de DiCaprio para proteger a vida selvagem do planeta é de tal ordem, que foi feito um tributo ao activista, batizando um escaravelho malaio e uma aranha dominicana com o seu nome, como homenagem pelo seu activismo ambiental. São poucas as pessoas que podem reclamar deste legado. 

Ao mesmo tempo, não é surpresa que DiCaprio seja um admirador de longa data e amigo íntimo da conservacionista de renome mundial, a Dra. Jane Goodall. Num ensaio de 2019, DiCaprio escreveu: “Eu admirava Jane Goodall muito antes de nos conhecermos. Conhecia o seu trabalho de referência com os chimpanzés, em Gombe. Já tinha lido sobre ela, assim como tinha lido livros escritos por ela, mas só quando comecei a passar mais tempo com Jane, há alguns anos, é que realmente senti estar na presença de um dos líderes mais impactantes e importantes do planeta”.

6.DiCaprio é um humanitário e filantropo

O trabalho da DiCaprio não se limita aos animais e ao meio ambiente. Filantropo, DiCaprio está, também, empenhado em causas humanas, como a educação e a proteção dos direitos das comunidades indígenas. 

A LDF fez uma parceria com a Amazon Watch para promover os direitos e proteger as terras das tribos indígenas da Bacia Amazónica. A LDF trabalha, ainda, com projetos que procuram conservar a história e a cultura do povo Chumash, da comunidade Alutiiq e da Tribo Standing Rock Sioux

Em 2016, DiCaprio, juntamente com outro colega ator e ambientalista, Mark Ruffalo, mostraram o seu apoio à Tribo Standing Rock Sioux, na sua luta contra a instalação do oleoduto Dakota Access Pipeline

Como se isto não fosse suficiente para fazer de ti um/a admirador/a de Leo para toda a vida, DiCaprio trabalhou com 24 crianças órfãs em Moçambique durante as filmagens de 2006 do drama de Edward Zwick, Diamante de Sangue, e doou 65 000 dólares ao Fundo Children of Armenia [Crianças da Arménia], em 2016.

7. DiCaprio usa as redes sociais em prol do bem

O ator tem acumulado um grande número de seguidores nas redes sociais, usando regularmente as suas plataformas para expor e falar acerca das causas que o preocupam. As contas do ator no Instagram e no Twitter, que detêm mais de 50 milhões e 19 milhões de seguidores, respectivamente, são um “mar” de campanhas, cheias de publicações sobre as alterações climáticas, os direitos das mulheres, a conservação e proteção da vida selvagem. E DiCaprio não se furta a colocar as questões à frente e no centro das atenções. 

zVj9N7vJ7CNSxGIOmNyDG1BBvBJgvcGpBzYDvLLHw9eaM1CSqpOBTzWR4g3vV XHdoz XFZEJm6Th j WtvlWp2MYyPpUOoyJy5oY boX5D9XVOFvWzRB1k4hU aEhMqIjI Ew6m
Com a ativista Greta Thunberg na imagem.

Na verdade, quando se trata de espírito comunitário, consciência ambiental e dedicação à promoção de mudanças positivas, DiCaprio é um exemplo para todos nós. Perto, longe, onde quer que esteja, o trabalho de beneficência de Leo apresenta uma lista sem fim.

Adaptado da página LiveKindly

Crédito imagem destaque/capa: EcoWatch

Traduzido por Ana Luísa Pereira

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!