Podes encontrar o artigo sobre Londres aqui e sobre outras cidades europeias aqui (no blog da AVP, por sua vez, encontras aqui informação recente sobre as cidades portuguesas).
O blog Happy Cow tinha planeado continuar essa série de artigos com a esperança de que isso inspirasse os seus leitores a viajar. Porém, com a chegada da crise pandémica devido à COVID-19, muitos dos planos de viagem da sociedade em geral foram adiados. Agora que o mundo está a recuperar, os autores do blog da Happy Cow pensaram que esta poderia ser uma boa altura para, lentamente, recomeçar a partilhar mais alguns números interessantes sobre a evolução na restauração vegan.
Com esse propósito, publicaram um artigo sobre o aumento dos restaurantes vegan na Europa, que visa, assim, ser também uma actualização dos dois anteriores, em cima indicados. A ideia é começar no ponto em que se ficou anteriormente, bem como verificar qual foi o impacto da pandemia: será que, apesar de tudo, o número de restaurantes estritamente vegetarianos continuou a crescer? Continua a ler para encontrares as respostas.
É aqui que nos encontramos após dois longos anos difíceis…
Europa
Europa: Número de registos por ano e tipo
No final de 2019, tínhamos um pouco mais de 2600 restaurantes vegetarianos na lista e, no início de 2022, a contagem dos restaurantes tinha subido para 3400. Isto é um salto de 25%! Por outras palavras, também poderíamos dizer que, por cada quatro restaurantes já existentes, terá aberto um novo restaurante. Excecionalmente, pode observar-se ainda que o crescimento em 2021 (8%) foi cerca de metade do que se verificou em anos anteriores.
Isto parece demonstrar que muitos restaurantes foram capazes de suportar a crise em 2020, todavia, 2021 foi um ano realmente difícil e muitos proprietários de empresas tiveram de fechar, ou pura e simplesmente nem sequer conseguiram abrir.
Londres
Londres: Número de registos por ano e tipo
Londres teve um crescimento impressionante: em dois anos, passou de 156 para 209 restaurantes. Isso é um aumento notável de 33%! Em cinco anos, a conta dos restaurantes veganos duplicou! Não é uma proeza fácil. Consegues imaginar a cidade em que vives com mais de 200 restaurantes 100% vegetarianos à disposição? Deve ser “complicado” escolher onde comer para os nossos amigos londrinos!
Ainda por cima, também se pode constatar que, actualmente, há mais restaurantes estritamente vegetarianos do que ovolactovegetarianos! No entanto, em 2014, a diferença entre os dois tipos de restaurantes era superior a 90 estabelecimentos. A dimensão da restauração vegana, em Londres, é simplesmente espantosa, colocando um desafio a muitas outras cidades de recuperarem de maneira tão ágil quanto Londres.
Berlim
Berlim: Número de registos por ano e tipo
Berlim é outra daquelas cidades onde as pessoas que seguem uma alimentação estritamente vegetariana se podem sentir muito bem-vindas. O crescimento dos restaurantes veganos é lento mas constante e, no início de 2022, a cidade chegou a uma centena de estabelecimentos de restauração veganos. Não obstante, observa-se uma significativa diferença entre o número de restaurantes de base inteiramente vegetal e ovolactovegetarianos, havendo mais deste último tipo de alimentação do que estritamente vegetarianos na cidade. O que faz com que, neste top 6, Berlim seja a única cidade onde os restaurantes ovolactovegetarianos são mais numerosos do que aqueles que são veganos. No entanto, podemos ver que o número de restaurantes que servem ingredientes derivados de animais (nomeadamente, lacticínios e ovos) não aumentaram em 2021, por isso, quem sabe se os estabelecimentos veganos conseguem superar num futuro próximo?
Paris
Paris: Número de registos por ano e tipo
“Paris é sempre uma boa ideia”, dizem os parisienses. E não estão errados. A cidade assistiu a uma pequena explosão de restaurantes veganos em 2020. Diz, quem lá vive, que isso se deve ao facto de muitos restaurantes ovolactovegetarianos se terem tornado estritamente vegetarianos durante a pandemia. Como resultado, temos agora mais locais veganos. É um feito bonito de se ver, tendo em conta que os franceses são conhecidos pelo seu amor pelo queijo e ovos, de origem animal.
Na entrada em 2022, assistiu-se à perda de alguns restaurantes veganos, mas existe uma tendência positiva de novos restaurantes a abrirem, pelo que mais abrirão em breve, ou seja, estamos certos de que o número continuará a aumentar num futuro próximo. E, tal como em Berlim, o número acima não inclui os mais de vinte supermercados e cafetarias estritamente vegetarianas.
De qualquer modo, para não te surpreenderes com o menu de um determinado estabelecimento, deixamos-te a sugestão de seguir a informação que consta em portais credíveis sobre restauração, como é o caso do Happy Cow. Os restaurantes em Paris estão a tornar-se mais conscientes em relação à alimentação estritamente vegetariana, mas a maioria (uma quantidade substancial de restaurantes) ainda não integra essa oferta no seu menu.
Varsóvia
Varsóvia: Número de registos por ano e tipo
Varsóvia é uma das raras cidades onde, de acordo com os dados, desde há muitos anos que a alimentação estritamente vegetariana apresenta uma vantagem sobre a alimentação ovolactovegetariana. E é óptimo ver que o fosso entre ambos os tipos tem vindo a aumentar. O ano de 2021 foi fantástico, uma vez que o número de restaurantes veganos se aproximou dos 70.
Até ao momento, 2022 não se apresentou com um grande começo, mas espera-se que recupere em breve. Dito isto, como Varsóvia não é tão grande, em termos de dimensão geográfica, como Londres ou Berlim, se deres uma vista de olhos às listas de restaurantes na Internet e na plataforma Happy Cow, verás que não terás qualquer dificuldade em encontrar comida!
Praga
Praga: Número de registos por ano e tipo
Segundo os dados, Praga terá sido um pouco afectada pela crise sanitária em 2021, em termos de restauração. O número de restaurantes estritamente vegetarianos, que em tempos foi ligeiramente superior ao de Varsóvia, caiu para menos de 60. Olhando para os números, até ao momento em 2022, a situação está praticamente na mesma, por isso vamos ver como evolui ao longo do resto do ano. Não obstante, pode observar-se que, desde 2019, o número de restaurantes estritamente vegetarianos é superior aos que são ovolactovegetarianos, e o fosso entre os dois tipos ainda é significativo, pelo que não é expectável que o número de estabelecimentos alimentares ovolactovegetarianos venha a alcançar os veganos.
De qualquer maneira, à semelhança de Varsóvia, irás verificar que há restaurantes veganos em quase todo o lado, por isso não vai ser difícil decidir onde comer se por lá estiveres.
Amesterdão
Amesterdão: Número de registos por ano e tipo
Consegues adivinhar qual a cidade que ocupa o topo desta lista de restaurantes veganos europeus em maior crescimento? É a animada Amesterdão. Com 66 restaurantes veganos, no início de 2022, ultrapassou Praga e está a apenas a um tímido restaurante de diferença de Varsóvia.
Na análise realizada anteriormente pelo portal Happy Cow, Amsterdão estava muito longe das outras cidades; contudo, em 2020, as coisas explodiram com um crescimento incrível de 50%, passando de 40 para quase 60 lugares veganos!
Adaptado da página Happy Cow Blog
Traduzido por Ana Luísa Pereira