Na sequência de um surto de COVID-19 no início do ano, o governo Holandês decidiu encerrar todos os viveiros de criação de visons, utilizados na indústria das peles, até março de 2021.
Os viveiros de visons foram banidos pela primeira vez em 2013, com um plano faseado de encerramento completo até 2024. No entanto, este processo foi acelerado após terem sido confirmados casos de COVID-19 em mais de 40 viveiros diferentes no país.
Desde abril, aproximadamente 2 milhões de visons foram abatidos para prevenir futura propagação do vírus. Os visons dos restantes 120 viveiros serão abatidos em Novembro, não sendo permitido aos viveiros o reabastecimento.
Acredita-se que os visons tenham sido contagiados com COVID-19 através dos seus tratadores. Pelo menos duas pessoas que contactaram posteriormente com os animais contraíram o vírus. Uma investigação por parte do governo sugere que os viveiros foram o primeiro exemplo conhecido de contágio de um animal para um ser humano.
“Isto indica o fim do sofrimento para milhões de animais confinados em pequenas jaulas nos viveiros dos Países Baixos. Elogiamos o governo na sua decisão de proteger os seus cidadãos, e acabar com esta indústria incrivelmente cruel e completamente desnecessária.” – disse a Dra. Joanna Swabe, diretora superior das relações públicas para a Humane Society International/Europe.
Os membros do parlamento Holandês “votaram esmagadoramente a favor de fechar os restantes 128 viveiros de visons na Holanda, na sequência do surto de COVID-19” – disse a Humane Society International (HSI).
A Indústria das Peles no Mundo
A Holanda é, há muito tempo, um dos principais produtores de pele de vison. Em 2018, a Holanda abateu mais de 4.5 milhões de visons para a indústria têxtil.
A China, a Dinamarca, a Finlândia, e a Polónia, lideram globalmente na produção de peles e pêlo. Aproximadamente 100 milhões de animais, incluindo visons, raposas, guaxinins, e cães, são mortos anualmente pela sua pelagem.
“Incentivamos os restantes 24 países no mundo que ainda permitem a criação de visons, para rapidamente avaliarem as evidências da situação Holandesa” – disse Clair Bass, diretora executiva da HSI ao Guardian.
O uso de pelagem animal tem caído fora de moda. As principais cadeias, designers, e marcas, incluindo a Macy’s e a Bloomingdale’s, retiraram o pêlo das suas lojas e coleções. Em 2019, a Califórnia baniu a venda de pêlo por completo.
_______
Artigo original de LiveKidly
Tradução por Ana Beatriz