Encerramento permanente de todos os viveiros de visons na Holanda até 2021 | AVP - Associação Vegetariana Portuguesa

Encerramento permanente de todos os viveiros de visons na Holanda até 2021

Na sequência de um surto de COVID-19 no início do ano, o governo Holandês decidiu encerrar todos os viveiros de criação de visons, utilizados na indústria das peles, até março de 2021.

Os viveiros de visons foram banidos pela primeira vez em 2013, com um plano faseado de encerramento completo até 2024. No entanto, este processo foi acelerado após terem sido confirmados casos de COVID-19 em mais de 40 viveiros diferentes no país.

Desde abril, aproximadamente 2 milhões de visons foram abatidos para prevenir futura propagação do vírus. Os visons dos restantes 120 viveiros serão abatidos em Novembro, não sendo permitido aos viveiros o reabastecimento.

Acredita-se que os visons tenham sido contagiados com COVID-19 através dos seus tratadores. Pelo menos duas pessoas que contactaram posteriormente com os animais contraíram o vírus. Uma investigação por parte do governo sugere que os viveiros foram o primeiro exemplo conhecido de contágio de um animal para um ser humano.

Isto indica o fim do sofrimento para milhões de animais confinados em pequenas jaulas nos viveiros dos Países Baixos. Elogiamos o governo na sua decisão de proteger os seus cidadãos, e acabar com esta indústria incrivelmente cruel e completamente desnecessária.” – disse a Dra. Joanna Swabe, diretora superior das relações públicas para a Humane Society International/Europe.

Os membros do parlamento Holandês “votaram esmagadoramente a favor de fechar os restantes 128 viveiros de visons na Holanda, na sequência do surto de COVID-19” – disse a Humane Society International (HSI).

A Indústria das Peles no Mundo

A Holanda é, há muito tempo, um dos principais produtores de pele de vison. Em 2018, a Holanda abateu mais de 4.5 milhões de visons para a indústria têxtil.

A China, a Dinamarca, a Finlândia, e a Polónia, lideram globalmente na produção de peles e pêlo. Aproximadamente 100 milhões de animais, incluindo visons, raposas, guaxinins, e cães, são mortos anualmente pela sua pelagem.

Incentivamos os restantes 24 países no mundo que ainda permitem a criação de visons, para rapidamente avaliarem as evidências da situação Holandesa” – disse Clair Bass, diretora executiva da HSI ao Guardian.

O uso de pelagem animal tem caído fora de moda. As principais cadeias, designers, e marcas, incluindo a Macy’s e a Bloomingdale’s, retiraram o pêlo das suas lojas e coleções. Em 2019, a Califórnia baniu a venda de pêlo por completo.

_______

Artigo original de LiveKidly

Tradução por Ana Beatriz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Este artigo foi útil?

Considera fazer um pequeno donativo!

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Ao fazeres um donativo, estarás a ajudar-nos a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana. Muito obrigado!       

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!