fbpx

6 Mudanças de Hábitos para Proteger os Oceanos

Sabias que no dia 8 de junho se comemora o Dia dos Oceanos? Partilhamos contigo 6 mudanças de hábitos que contribuem para a sua proteção.

Partilha este artigo:

O Dia Mundial dos Oceanos foi decretado em 2008 pelas Nações Unidas, com o objetivo de sensibilizar para a importância dos oceanos no nosso planeta e para a necessidade de repensarmos os nossos hábitos.

A importância dos oceanos no planeta

A área dos oceanos equivale a cerca de 70% da superfície da Terra e estes exercem um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Para além de os oceanos serem o habitat de um grande número de plantas e animais, são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas, sendo que a maior parte do oxigénio da Terra é produzido pelas algas marinhas. 

shoal fish underwater

Por que é importante agir?

Devido às práticas insustentáveis do ser humano ao longo dos anos, os oceanos têm vindo a sofrer grandes danos, causados pelo aquecimento global e pela sobrepesca. Segundo a National Geographic:

  • Os peixes de profundidade média do Oceano Pacífico Norte ingerem, anualmente, entre 12 mil a 24 mil toneladas de plástico, o equivalente ao peso de 132 baleias azuis; 
  • Cerca de sete milhões de toneladas de resíduos são despejados nos mares e oceanos todos os anos. Pneus, garrafas, sacos de plástico e redes de pesca são os resíduos mais comuns. É estimado que isto afete mais de 600 espécies de fauna marinha e que 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos por causa do lixo;
  • Um estudo prevê que em 2050 a quantidade de plástico nos oceanos seja maior do que a quantidade de peixe, se não forem tomadas medidas urgentes.
image from rawpixel id 3237452 jpeg

6 hábitos para proteger os oceanos

1. Não consumir peixe (ou reduzir o seu consumo):

A pesca excessiva e insustentável é responsável pela extinção de diversas espécies, e, segundo a National Geographic, se o ritmo atual continuar, em 2048 não haverá nada para pescar. Para além disso, a pesca é causadora da morte de muitas espécies não alvo, como os mamíferos e as tartarugas, efeito conhecido como a “pesca acessória”. Estima-se que esta prática cause 300 000 mortes de animais por ano.

2. Reduzir o consumo de plástico:

O plástico é o material que mais polui o oceano. Com o passar do tempo, o plástico vai-se transformando em pequenas partículas, que são ingeridas por espécies marinhas. Podes reduzir o teu consumo de plástico ao comprar alimentos a granel e ao não usares produtos descartáveis, por exemplo. É cada vez mais fácil encontrar alternativas sustentáveis aos produtos descartáveis.

small ww2108066 681569
O estado da poluição oceânica: tubarão-baleia a alimentar-se num oceano poluído. Créditos imagem: wwfmmi.org

3. Preservar as praias:

Não tragas “recordações” da praia, como conchas, por exemplo, elas fazem parte do ecossistema marinho e são importantes para o seu equilíbrio. Se possível, procura deixar o espaço ainda melhor do que o encontraste, apanhando o lixo que encontrares.

4. Diminuir a pegada de carbono:

Os oceanos absorvem mais de 25% das emissões de dióxido de carbono de origem antropogénica. Isso resulta na acidificação das águas do mar, ameaçando assim as espécies marinhas. 

Há inúmeras formas de diminuirmos a nossa pegada de carbono. Alguns exemplos são a troca do carro pelos transportes públicos e a diminuição do consumo de energia. Podes saber mais como reduzir a tua pegada ecológica neste artigo.

beautiful fish seabed coral reefs underwater beauty fish coral reefs

5. Não descartar óleo alimentar no lavatório:

O descarte do óleo alimentar nos lavatórios causam grandes danos para a vida marinha, uma vez que o óleo bloqueia a passagem de oxigénio para o mar, impede que os raios de sol cheguem às algas marinhas e pode até causar a morte de algumas espécies, por asfixia. Segundo a ZERO, os lares portugueses são responsáveis por descartar nos esgotos cerca de 17 milhões de litros de óleos usados por ano – quase 2 mil litros por hora. A solução passa por descartares o óleo em oleões.

6. Escolher cosméticos sustentáveis:

Muitos cosméticos contêm componentes prejudiciais aos oceanos. Para além de a maioria ser embalada em plástico, há produtos que contêm microplásticos ou outros componentes nocivos para os oceanos. Podes optar por cosméticos com embalagens mais conscientes (como é o caso dos sabonetes e shampoos sólidos). No que diz respeito aos protetores solares, opta pelos que têm a certificação “reef safe”, o que significa que não tem componentes prejudiciais aos corais.

Esperamos que te tenhamos inspirado a pôr em prática alguns destes hábitos. Feliz Dia dos Oceanos!

Artigo da autoria de Ana Lúcia

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!