fbpx

10 Alternativas Vegetais ao Leite de Vaca

Nunca foi tão fácil evitar o leite de vaca, graças ao crescimento de uma variedade cada vez maior de bebidas de base vegetal. Aqui ficam 10 opções deliciosas e saudáveis de bebidas 100% vegetais.
Alternativas Vegetais ao Leite de Vaca

Partilha este artigo:

Bebida de Aveia

A bebida de aveia é uma excelente escolha para pessoas com alergias ou intolerâncias, pois é naturalmente livre de lactose, nozes, soja e glúten. Para além de ter um sabor delicioso, apreciado pela grande maioria das pessoas que a experimenta, a bebida de aveia contém igualmente inúmeros benefícios para a saúde. É rica em hidratos de carbono e fibra – particularmente em beta-glucanos, uma fibra solúvel que favorece o bom funcionamento do coração.

transparent glass with fresh organic milk close rustic jar with rolled oats isolated side white table

Bebida de Amêndoa

Com um teor naturalmente baixo em açúcar e em calorias, a bebida de amêndoa é uma das opções preferidas dos consumidores, especialmente daqueles que desejam perder algum peso. Rica em vitamina E, magnésio e antioxidantes, este tipo de bebida adapta-se perfeitamente a qualquer tipo de situação na cozinha, quer seja para ser consumido como bebida quer seja para adicionar a receitas de sobremesas, smoothies ou nos cereais do pequeno-almoço.

almond milk with almond marble background 1

Bebida de Soja

Durante algum tempo, esta foi a bebida vegetal que mais dominou o mercado, e não é por acaso. Por ser proveniente de plantas, a bebida de soja é naturalmente livre de colesterol e pobre em gordura saturada. A soja e a bebida de soja são também reconhecidas por serem uma excelente fonte de proteínas: a bebida de soja contém valores proteicos semelhantes ao do leite de vaca. Importante relembrar que nem todas as pessoas podem consumi-lo, pois algumas pessoas são alérgicas à soja!

soy milk soy food beverage products food nutrition concept

Bebida de Arroz

Bastante utilizada por estritamente vegetarianos, a bebida de arroz é uma ótima opção integrada numa alimentação saudável. Tal como a bebida de aveia, é muito fácil de se fazer em casa. Além de não conter lactose, a bebida de arroz também não contém colesterol, o que a torna uma opção bastante saudável para a saúde do coração. Pode ser feita de arroz cozido, xarope de arroz ou amido de arroz integral. Por ser frequentemente adoçada com açúcar, é bom olharmos as percentagens que foram adicionadas antes de a comprarmos!

jug rice milk with rice plant rice seed put wooden floor

Bebida de Coco

A bebida de coco é outra bebida que pode ser feita em casa a partir da polpa do coco seco batido com água, resultando numa bebida rica em gorduras essenciais e nutrientes importantes para a saúde como o potássio, o cálcio e o magnésio. Facilmente encontrada na maioria dos supermercados, é um tipo de bebida bastante utilizada nas cozinhas asiática e indiana. Existem, geralmente, dois tipos de bebida de coco disponíveis: para beber (fina) e para cozinhar (grossa), sendo que a segunda costuma ser mais cremosa e conter mais nutrientes.

bottle coconut milk put white marble background

Bebida de Avelã

Muito usada na preparação de doces, a avelã tem diversas outras utilidades para a nossa alimentação. Este fruto seco também produz uma bebida deliciosa, com sabor e aroma fortes, numa textura fina e saudável. Além de ficar ótima quando adicionado ao café ou aos cereais, a bebida de avelã traz benefícios para o organismo: ajuda a reduzir os níveis de colesterol, e aporta ao corpo humano quantidades consideráveis de magnésio, manganês e vitamina E.

glass milk near hazelnuts

Bebida de Caju 

A bebida de caju é uma alternativa livre de lactose, glúten e de ingredientes de origem animal muito apreciada entre vegetarianos e veganos. Com uma consistência cremosa, ela é rica em vitaminas, minerais e gorduras saudáveis que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue e melhoram a saúde cardiovascular. Pode ser feita em casa e tem um sabor muito agradável e versátil, tanto como bebida como para adicionar a cozinhados.

vegan cashew milk glass with cashews nuts marble background

Bebida de Cânhamo

A bebida de cânhamo obtêm-se através da mistura de sementes da planta de cânhamo (cannabis sativa) com água.  É uma excelente opção não só para quem evita laticínios, mas também para quem tem alergia a nozes. Possui uma consistência cremosa e um sabor da terra. É rica em ácidos gordos como o ómega-3 e o ómega-6 e contém todos os aminoácidos essenciais, o que faz dele uma fonte de proteína bastante completa. 

Bebida de Espelta

Também conhecido como trigo vermelho, a espelta possui mais proteína, vitaminas e fibras que o  trigo comum. Antioxidantes, magnésio e potássio são alguns dos nutrientes atrativos que esta bebida oferece. É uma bebida bastante encorpada e uma ótima opção, por exemplo, para fazer batidos com frutas. É igualmente uma excelente fonte de energia, mas atenção celíacos e intolerantes: contém glúten! 

Bebida de Ervilha

A bebida de ervilha é feita a partir da farinha de ervilhas amarelas e, surpreendentemente, não tem gosto de ervilha. A ervilha é uma das mais ricas fontes de proteína vegetal e a bebida de ervilha é uma excelente opção para quem quer perder gordura e ganhar massa muscular. Para além de ser rico em proteínas, apresenta elevados níveis de fibras, vitaminas e minerais. Uma escolha verdadeiramente saudável e deliciosa!

top view green peas wooden bowl ground

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!