fbpx

Associação Vegetariana Portuguesa – O Que Fizemos em 2021?

Aqui fica um resumo do que a Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) conseguiu alcançar em 2021. Apoia o nosso trabalho, tornando-te sócio!

Partilha este artigo:

O ano 2021 foi um ano especial para a Associação Vegetariana Portuguesa, em que nos deparamos com inúmeros desafios e oportunidades, derivado da situação atual da pandemia covid-19, que perdura. Os acontecimentos de 2021 mostraram-nos o quão é importante continuarmos a trabalhar para fazer a diferença, mantendo-nos firmes na nossa missão de tornar o mundo mais compassivo e sustentável e na nossa luta em prol do bem-estar de todas as espécies.

E o que fez a AVP em 2021?

Partilhamos aqui contigo alguns dos principais destaques daquilo que conseguimos fazer durante estes últimos 12 meses de trabalho e dedicação de toda a equipa da AVP, em torno da mensagem que tanto prezamos:

Formação de cozinha vegetariana

Demos formação em cozinha vegetariana às duas maiores empresas que confecionam refeições para cantinas escolares. No âmbito desta iniciativa da Associação Vegetariana Portuguesa, em parceria com a ProVeg Internacional e com a escola de cozinha Academia Vegan, da autora Gabriela Oliveira, decorreu uma formação em cozinha vegetariana para a restauração coletiva e refeitórios escolares. Mais de 130 participantes da empresa Uniself e da empresa Gertal, concessionárias do serviço de refeições de inúmeras cantinas em Portugal, receberam esta formação, que foi integralmente adaptada para ocorrer à distância – filmada e transmitida em direto.


No seguimento da aprovação da lei nº 11/2017, que estabeleceu a obrigatoriedade da opção vegetariana nas cantinas públicas, este era um passo que faltava dar: o de reforçar a qualificação dos profissionais da restauração coletiva. Não obstante as dificuldades relacionadas com a pandemia covid-19, conseguimos ultrapassar este desafio através de um formato online de formação.

DSC08778


Ebook sobre alimentação vegetariana para quem pratica desporto

No dia 5 de agosto, a AVP lançou o ebook gratuito de Alimentação Vegetariana & Desporto sobre os princípios de uma alimentação de base vegetal saudável adequada a atletas e praticantes de desporto. Entre outros tópicos, o ebook, que pode ser consultado aqui, aborda temas como estratégias nutricionais, planos alimentares tipo, dicas, e muitos mais. 

A publicação do ebook fez-se acompanhar de um direto online, nas plataformas YouTube e Facebook, que contou com a presença da nutricionista Rafaela Honório, que, por sua vez, integrou a equipa de elaboração do ebook, e de convidados especiais, como os atletas Rafael Pinto, Patrícia Simões, Ilda Pereira, Miguel Caçacor e Bének Morais.

Ebook sobre alimentação vegetariana para quem pratica desporto

Carta aberta a António Guterres

Desafiamos António Guterres a mudar a sua alimentação como forma de combater as alterações climáticas, tendo como suporte à iniciativa uma petição que foi assinada por mais de 50 associações e entidades internacionais.

Assim, conjuntamente com diversas organizações de todo o mundo, a AVP participou no desafio internacional de propor e apelar ao Secretário-Geral da ONU, António Guterres, que desse um passo importante no sentido de adotar e promover uma alimentação de base vegetal.


O desafio foi colocado em formato de carta aberta dirigida ao próprio António Guterres, na qual se pedia o reconhecimento por parte deste da importância do papel da alimentação no combate às alterações climáticas. O objetivo era e é sensibilizar a população mundial para os benefícios deste tipo de alimentação e a sua implicação na redução das emissões de gases poluentes.⠀

carta ao guterres

O VegPortugal

A AVP lançou também a nova plataforma, o VegPortugal, com o objetivo de promover o turismo sustentável em Portugal e de tornar o país numa referência mundial para quem procura experiências e oferta de serviços vegetarianos e/ou vegan, ao mesmo tempo que apoia também os pequenos negócios.

A plataforma, de acesso gratuito, incluí diversas funcionalidades que permitem:

  • Descobrir as melhores localidades com boa oferta veggie, seja comida, festivais ou comunidades de activismo.
  • Partilhar a experiência com a comunidade, dando a opinião sobre visitas aos locais.
  • Descobrir os eventos vegan ou vegetarianos que se avizinham e marcá-los facilmente na agenda! Ou, no caso de promotores, possibilitando adicionar o evento ao calendário do portal.
  • Descarregamento de guias, mapas e aplicações para telemóvel para encontrar restaurantes com opções vegan.
  • Leitura de guias e dicas sobre experiências veggie.

www.vegportugal.com


Ebook de Alimentação Vegetariana para Grávidas, Bebés e Crianças

No dia 9 de setembro, em forma de celebração do Dia da Grávida, a AVP publicou mais um ebook gratuito, desta vez sobre nutrição vegetariana para grávidas, bebés e crianças: um guia prático dirigido às famílias sobre alimentação vegetariana adaptada a grávidas, bebés e crianças. Pode ser consultado aqui e inclui, entre outros temas: estratégias nutricionais, receitas, recomendações de leituras, sugestões de profissionais de saúde especializados, e muito mais.

O respetivo lançamento foi acompanhado com um direto online, nos habituais portais Facebook e YouTube, tendo contado com a participação das nutricionistas Márcia Gonçalves e Rita Parente e da autora Gabriela Oliveira.

ebook de Alimentação Vegetariana para Grávidas, Bebés e Crianças


Ranking dos supermercados com mais oferta vegan em Portugal

Com o objetivo de melhor informar os consumidores sobre a oferta vegana disponível nos supermercados, e em simultâneo permitir às empresas neste sector conhecerem o seu posicionamento no mercado, elaboramos o projeto RankingVeg, em parceria com a organização alemã Albert Schweitzer Foundation, a qual desenvolveu e disponibilizou uma ferramenta padronizada para classificar os retalhistas alimentares com base na sua oferta de produtos veganos.

O estudo, que foi divulgado publicamente no dia 1 de outubro, dia mundial do vegetarianismo, revelou que o hipermercado Auchan foi aquele que melhor se posicionou no mercado português relativamente à oferta de produtos veganos, seguido das lojas Continente e Aldi, sendo que esta última liderou a oferta na categoria discounter (retalhistas de menor dimensão) e conseguiu a melhor pontuação em termos de certificação vegan e marketing/comunicação.

Vale dar nota que, como consequência do lançamento e publicação deste estudo, em simultâneo com outro, elaborado com base num inquérito ao consumidor relativo à oferta de produtos veganos nos supermercados, tivemos a oportunidade de reunir com a maioria dos retalhistas que integraram a pesquisa. Assim, foi possível transmitir-lhes a opinião, as necessidades, as lacunas e as oportunidades do mercado.

ranking supermercados vegan

Inquérito sobre a opinião do consumidor relativa à oferta de produtos vegan nos supermercados

Paralelamente ao estudo do ranking de oferta vegana nos supermercados, a AVP realizou igualmente um inquérito com o objetivo de apurar as perceções dos consumidores portugueses sobre a oferta de produtos vegan nos principais supermercados em Portugal. Dada a crescente procura por alimentos de base vegetal, a AVP procurou captar a opinião dos consumidores sobre os atuais produtos veganos numa ampla gama de categorias de alimentos, por forma a também identificar lacunas e possíveis oportunidades de mercado.

O estudo, de nome “Inquérito aos Consumidores sobre a Opção Vegana em Portugal” e igualmente anunciado publicamente no dia mundial do vegetarianismo à semelhança do RankingVeg, contou com uma amostra de 2.016 participantes e explorou variados aspetos da oferta vegana nos hipermercados/supermercados do país.

Inquérito sobre a opinião do consumidor relativa à oferta de produtos vegan nos supermercados

Conto Infantil “Alice no País das Lentilhas” (e lançamento da loja online!)

No mês de dezembro, a pensar nas prendas de Natal para os mais novos, a AVP lançou um conto infantil denominado de “Alice no País das Lentilhas”. Este livro dirigido aos mais pequenos dos 4 ao 10 anos (mas também para a toda a família) retrata de uma forma divertida a descoberta de uma alimentação vegetariana e promove o respeito pelo ambiente e por todos os animais, num recontar do clássico de Lewis Carol.

O conto está disponível para venda aqui, na nova loja online da AVP, sendo que o lançamento deste portal coincidiu com a disponibilização do livro “Alice no País das Lentilhas” para venda! Desde o dia em que ficou disponível (12 de dezembro), mais de 50 exemplares do conto já foram adquiridos, somente na loja online da AVP.

Conto Infantil "Alice no País das Lentilhas

Aplicação para smartphone VeggieKit

Depois de lançar, em 2019, o VeggieKit (versão ebook), que teve mais de 43.000 downloads, e o Desafio Veggie de 15 Dias (versão web), que teve mais de 15 mil participantes, a AVP procurou inovar no âmbito das novas tecnologias com o lançamento da nova aplicação para smartphone: “VeggieKit”.

À data deste artigo, encontra-se para já disponível em Android (mas em breve para iOS) e promete facilitar a todos a possibilidade de experimentar um estilo de vida veggie.

A aplicação VeggieKit inclui funcionalidades e conteúdos como mais de 150 receitas 100% vegetais e para vários momentos do dia, a possibilidade do utilizador guardar receitas para ver mais tarde, o popular desafio de 15 dias com dicas de transição, apoio de nutricionistas, entre outros, secção de vídeos sobre a temática e um divertido quizz interativo que permite descobrir soluções úteis de forma rápida.

Em apenas 3 dias teve mais de 2.000 downloads, conseguindo o marco de chegar ao top 3 das apps mais populares no Google Play, na categoria de Estilo de Vida! O download pode ser feito aqui.

Aplicação para smartphone VeggieKit


Outras das nossas conquistas de 2021

Estabelecemos mais 53 novas parcerias, de diversas categorias, desde nutrição a comércio e restauração, e conseguimos ter o apoio de mais 197 novos sócios, que se juntaram à nossa Comunidade.

Certificamos também mais 189 novos produtos com a V-Label (selo oficial vegetariano e vegan), garantindo uma maior oferta de produtos comprovadamente vegetarianos.

Descarrega o relatório completo!

Já podes aceder ao nosso relatório completo das actividades da AVP, em que detalhamos todo o nosso trabalho ao longo do ano 2021!

AVP Relatorio Anual 2021 Actividades

Como nos podes apoiar

O nosso trabalho não seria possível sem o apoio dos nossos sócios, a quem dedicamos um agradecimento especial, pois ajudam a tornar o nosso trabalho possível!


Se gostavas de apoiar o nosso trabalho, permitindo que as nossas iniciativas e planos continuem a fazer diferença em prol de um mundo com mais igualdade entre todos os seres, poderás fazê-lo das seguintes maneiras:

cat animais etica

Ajuda-nos com um donativo! Acede aqui.

cta socio

Torna-se sócio da AVP, clicando aqui.

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!