fbpx

Assado Especial de Tofu

CategoriaMétodo De Cozimento, Tags, , , , , , , Ajusta as porções4 Porções

Ingredientes

2 kg batatinhas para assar
1 couve portuguesa pequena (700 g) ou couve kale (300 g)
6 dentes de alho
2 cebolas grandes
4 tomates muito maduros (500 g)
½ pimento vermelho
½ pimento verde
2 folhas de louro
600 g tofu
Alho em pó, pimentão-doce, cominhos, orégãos, tomilho e pimenta preta q.b.
Molho de soja q.b.
10 azeitonas
1 romã (para servir)
sal e azeite q.b.

Instruções

1

Descasque e corte as batatinhas ao meio ou em quartos. Coloque-as num tabuleiro e tempere com um fio de azeite, sal e pimentão-doce, envolvendo bem. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30 a 40 minutos ou até dourar levemente, enquanto prepara os restantes ingredientes.

2

Corte a couve em pedacinhos e leve a cozer em água com sal, por oito minutos; escorra bem. Numa frigideira com um fio de azeite, salteie a couve com quatro dentes de alho picados e reserve.

3

Corte a cebola em rodelas finas, pique o tomate (sem pele) e os restantes dentes de alho; corte os pimentos em tirinhas.

4

Numa frigideira com um fio de azeite, refogue a cebola e o alho que sobrou; junte o tomate, o pimento e as folhas de louro e deixe cozinhar até ficarem macios. Deite uma chávena de água quente e tempere com sal, cominhos e tomilho. Deixe ferver e apague o lume.

5

Corte o tofu em fatias bem finas e pequenas, coloque-o numa frigideira e tempere com um fio de azeite, molho de soja, alho em pó, pimentão-doce, orégãos, tomilho e pimenta preta moída na hora. Salteie o tofu por quatro minutos e rectifique o tempero (se necessitar de sal, junte mais molho de soja).

6

Disponha os ingredientes por camadas numa assadeira: no fundo, a cebola com o molho; depois, a couve salteada e, por cima desta, o tofu e as azeitonas descaroçadas; no topo, as batatinhas douradas. Rega com um fio de azeite e polvilhe com mais um pouco de pimentão-doce e orégãos.

7

Leve de novo ao forno a 200ºC por cerca de 20 minutos ou até que as batatinhas fiquem crocantes. Sirva com salsa picada e bagos de romã.

Receita criada por Gabriela Oliveira (http://gabrielaoliveira.weebly.com/)
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Gostaste desta receita? 

Deixa a tua avaliação abaixo!

Classificação

Publica a tua própria receita!

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!