fbpx

Tarte de Castanha e Chocolate

Total Time5 hrs 15 minsDifficultyAdvancedCategoryCuisine, Cooking Method, Tags, , , , Yields12 Servings

Ingredientes

BASE DA TARTE
1 chávena de farinha de trigo(140 g)
2 tbsp de cacau em pó(10 g)
5 tbsp de creme vegetal (50 g ,ou óleo de coco)
4 tbsp água fria(cerca de 60 mL)
¼ de colher de chá de sal
MOUSSE DE CHOCOLATE E CASTANHA
50 g de chocolate de culinária(min 70% cacau)
4 tbsp açúcar(50 g)
¾ chávena de bebida vegetal(180mL de soja, aveia…)
200 g de castanhas assadas, descascadas e peladas (nota 1)
½ colher de chá de baunilha(opcional)
Uma pitada de sal
3-4 colheres de sopa de bebida vegetal + 1 colher de chá de agar-agar em pó
1 pacote de natas vegetais para bater (nota 2)(~200-250 g)
GANACHE DE CHOCOLATE (OPCIONAL)
80 g de chocolate de culinária(min 70% de cacau)
95 ml de bebida vegetal
½ colher de chá de baunilha(opcional)
Avelãs tostadas picadas e raspas de chocolate, para guarnecer
NOTAS
1. Se utilizares castanhas congeladas, leva ao forno durante pelo menos 20 min a 180°C.
2. Nesta receita utilizei as natas vegetais da marca Alpro, porque são as que encontro mais facilmente nos supermercados (podem encontrar nos hipermercados Continente por exemplo), mas, também existem das marcas Soyatoo e Schlagfix. Dado que nem todos poderão conseguir encontrar estes produtos, tentei substituir as natas vegetais pela aquafaba (150 mL de líquido de cozimento do grão-de-bico batido com ½ colher de chá de sumo de limão) mas, depois de incorporada no creme de castanha e chocolate, resultou numa espuma menos estável, e viscosa (ver imagem em baixo: à esquerda a mousse com natas vegetais vs à direita a mousse com aquafaba). Também experimentei utilizar creme de coco (1 lata de leite-de-coco, só a parte cremosa), batido, mas resultou num recheio denso, com um sabor intenso a coco (embora agradável), que se sobrepôs ao sabor da castanha. Neste último caso não juntei o agar em pó pois a quantidade de gordura presente no leite-de-coco permite que a tarte depois de arrefecida fique com uma consistência firme.

Instruções

1

Para fazer a base da tarte: no processador de alimentos (nota 3) coloca a farinha, o creme, uma pitada de sal, e tritura.

2

Com o processador de alimentos em movimento, junta a água, 1 colher de sopa de cada vez, até a massa formar uma bola de textura maleável.

3

Arrefece a massa no frigorífico durante 15 min, e posteriormente, estende-a numa superfície enfarinhada com o auxílio do rolo da massa, formando um círculo com 25 a 30 cm de diâmetro.

4

Coloca a massa numa forma e ajusta as bordas. Faz alguns furos com um garfo na base da massa e leva ao forno durante cerca de 15 minutos, (podes colocar uma folha de papel vegetal com alguns feijões secos por cima para que façam peso, e o fundo não levante).

5

Entretanto, enquanto a base da tarte coze, faz o creme de castanha: Numa taça, coloca o chocolate, a bebida vegetal e o açúcar, e aquece no micro-ondas durante 1 min e mexe.

6

Coloca novamente mais 30 segundos, mexe e repete o procedimento até o açúcar ficar completamente dissolvido, e o chocolate derretido.

7

Coloca o preparado no processador de alimentos, juntamente com as castanhas e a baunilha, e tritura até obter uma pasta cremosa. Reserva.

8

Bate as natas vegetais numa batedeira de acordo com as instruções da embalagem.

9

Numa panela pequena, leva à fervura a bebida vegetal com o agar-agar e deixa ferver durante cerca de 5 minutos.

10

Junta o preparado de agar na pasta de castanha (ligeiramente arrefecida mas morna, com o chocolate líquido), mexe bem e, envolve cuidadosamente mas rápido, as natas vegetais. Comeca por envolver uma parte das natas, e só depois é que acrescentas as restantes.

11

Coloca a mousse na base da tarte arrefecida e espalha bem. Leva ao frigorífico pelo menos 2 horas, para ficar bem firme.

12

Para finalizar, podes cobrir a tarte com uma camada de ganache de chocolate. Para fazer a ganache de chocolate, derrete em banho-maria (ou, no micro-ondas) o chocolate juntamente com a bebida e o extrato de baunilha.

13

Mexe frequentemente até um molho denso e rico.

14

Cobre a camada do creme de castanha com a ganache (só depois de arrefecida e solidificada!) e, por fim, decora a tarte com avelã tostada picadinha, raspas de chocolate e leve ao frigorífico para solidificar.

NOTA
15

Este passo pode ser feito manualmente. Corta o creme vegetal em porções menores, e usa as pontas dos dedos para esfregar o creme na farinha, até obter uma farinha de aspeto grosseiro, mas sem pedaços de gordura visíveis. Depois, junta aos poucos a água até a massa começar a ficar unida.

Sobre o Autor:
Esta receita é da autoria da Compassionate Cuisine. Podes encontrar esta, e outras receitas, em:

Gostaste desta receita? 

Deixa a tua avaliação abaixo!

Rating

Outras Receitas

Queijo Vegan Fácil de Alho e ErvasBy Associação V.Queijo vegan cremoso e super fácil, com infusão de limão, alho e endro, e fermento nutricional para um sabor extra a queijo.
Tarte de Castanha e ChocolateBy Associação V.Uma receita com recheio de castanha cremoso, tipo mousse… o desafio é preparar sem perder a sua textura...
Pão recheadoBy Associação V.Uma entrada muito saborosa, fácil de fazer e super reconfortante. A entrada perfeita para partilhar e encantar.

Publica a tua própria receita!

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!